Em 2020, logo que começou a pandemia de COVID 19, nós da UNESPAR não sabíamos o que fazer. Ao contrário de outras universidades, que interromperam o calendário e pararam as aulas, nós não tínhamos essa opção, por falta de autonomia administrativa frente ao governo do estado.
Todos os professores fizeram um esforço inicial de tentar manter atividades remotas. A princípio foi cada um por si, e aos poucos a universidade foi se organizando e estruturando melhor as aulas remotas.
Foi nesse período do “cada um por si” que criei o canal “Prof. André Egg” no youtube, e passei a gravar algumas aulas. Foram poucas. Como já contei aqui, parte das aulas eu produzi material escrito aqui na página:
Esses textos foram da disciplina de História da Música V, que, em linhas gerais trabalhou com conteúdos de música da primeira metade do século XX.
Já no canal do youtube concentrei conteúdos para a disciplina de Música no Brasil III, que atentou para assuntos da década de 1950 em diante, focada principalmente no projeto emepebista para a música brasileira.
Esse é o vídeo:
Tentei fazer uma captação razoável com o celular, em minha casa. O áudio ficou muito baixo, mas espero que dê para ouvir. Abaixo coloco os links que estão na descrição do vídeo, referentes aos textos mencionados na aula:
GARCIA, Tânia. “A folclorização do popular: uma operação de resistência à mundialização da cultura no Brasil dos anos 50”. Artcultura v. 12, no n. 20, junho de 2010. p. 7–22.
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11322/6742
Minha resenha do livro do Ruy Castro:
Playlist que fiz no spotify com os exemplos musicais que gosto de mostrar na aula:
Todos os textos da série
01 Samba canção nos anos 1950
… a completar