Tag: música brasileira

  • Aulas no youtube: 01 – samba canção nos anos 1950

    Em 2020, logo que começou a pandemia de COVID 19, nós da UNESPAR não sabíamos o que fazer. Ao contrário de outras universidades, que interromperam o calendário e pararam as aulas, nós não tínhamos essa opção, por falta de autonomia administrativa frente ao governo do estado. Todos os professores fizeram um esforço inicial de tentar…

  • Aula em vídeo sobre Samba-Canção

    Em tempos de confinamento, e com problemas no Moodle da UNESPAR, resolvi gravar a aula em vídeo. O tema é o Samba-Canção nos anos 1950. A aula é da disciplina de Música no Brasil III. O texto da professora Tânia Garcia, mencionado no início do vídeo está neste link. Minha resenha do livro de Ruy…

  • Palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico

    Próxima terça, dia 23 de outubro de 2018, farei palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança. O quê Palestra sobre o livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança, recém…

  • A formação de um compositor sinfônico: lançamento do meu livro

    Amanhã, dia 14 de setembro de 2018, estarei em São Paulo para o lançamento do meu livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança. O livro está sendo publicado pela Editora Alameda e pela FAPESP. Integra a coleção História e Música nas Américas organizada pela…

  • O concerto de Luciano Lima

    No dia 16 de março de 2017, quinta-feira, aconteceu no SESC Paço da Liberdade, em Curitiba, o concerto de Luciano Lima. Foram tocadas, ao violão, obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth, Camargo Guarnieri, Lorenzo Fernandez, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda, além de composições do próprio Luciano Lima. Com exceção de uma peça de Radamés Gnattali…

  • Material de uma aula sobre canção engajada

    Esses dias tivemos uma aula sobre Canção Engajada. Foi um assunto que tratamos tanto na turma de História da Música Brasileira do curso de Licenciatura em Música quanto na turma de História da Música IV do curso de Bacharelado em Música Popular. O termo Canção Engajada é o que prefiro, embora se use também falar…

  • Livro Música, Cultura e Sociedade

    Acaba de ser lançando o livro Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno, do qual sou o organizador. O livro reúne textos de professores que integram o Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade da UNESPAR, além de autores convidados de outras instituições que têm pesquisas que interseccionam com as nossas em temáticas ou…

  • Perdemos Gilberto Mendes e Pierre Boulez

    Morreram Gilberto Mendes e Pierre Boulez. Se aqui no Brasil nós tendemos a achar que 2015 foi um ano catastrófico, 2016 já mostrou a que veio. Com diferença de apenas alguns dias, a primeira semana do ano já levou os dois maiores músicos da segunda metade do século passado – um líder estético no mundo…