Materiais de aula que postei em 2020

Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia de COVID-19. As escolas e universidades foram um dos setores mais afetados pelo isolamento social. Como professor da UNESPAR, assim como meus colegas, me vi na dificuldade de como manter as disciplinas funcionando sem a possibilidade das aulas presenciais.

Para 2022 a UNESPAR já aprovou o retorno às aulas em seus campi. Desde o segundo semestre de 2020 contamos com alguma estrutura para as aulas remotas, à medida que a universidade foi se estruturando para fornecer a alunos e professores ferramentas de acesso para aulas online. Moodle, Classroom, Teams – entre outras ferramentas, nos ajudaram a manter conexão com os alunos e evitar o mal maior, que seria deixar tudo parado, sem saber quando voltaríamos.

No momento inicial da pandemia, quando ainda não tínhamos estruturado formas melhores de desenvolver as aulas, eu continuei em contato com os alunos por email, que é o que eu já fazia há tempos, e usando essa página, que foi criada muitos anos atrás, entre outras coisas, para divulgar materiais de aula e fornecer informações adicionais para meus alunos.

Para algumas disciplinas eu tentei produzir conteúdo no youtube, mas sobre isso falarei em outro post. Para a disciplina de História da Música V, que trabalha basicamente com conteúdos de música de vanguarda e de jazz na primeira metade do século XX, usei posts aqui nesta página.

A seguir, uma lista dos textos:

1º texto da série da disciplina de História da Música V da UNESPAR
2º texto da série da disciplina de História da Música V da UNESPAR
3º texto da série da disciplina de História da Música V da UNESPAR
4º texto da série da disciplina de História da Música V da UNESPAR
5º texto da série da disciplina de História da Música V da UNESPAR

A disciplina continuaria com vários outros conteúdos, mas a partir do mês de junho pudemos estruturar melhor as aulas com o uso de novas ferramentas, e parei de postar aqui o material que preparei para as aulas, que passaram a ser organizadas no Moodle da UNESPAR.


Publicado

em

por