Tag: UNESPAR

  • Trabalhos de orientandos defendidos em 2022

    Trabalhos de orientandos defendidos em 2022

    Em 2022 tive o prazer de trabalhar com orientandas e orientandos ótimos. Eles estão desenvolvendo pesquisas em diversos âmbitos: Programa de Iniciação Científica da UNESPAR (PIC-UNESPAR), TCC dos cursos de Bacharelado em Música Popular e Licenciatura em Música do Campus de Curitiba II da UNESPAR (antiga FAP), Mestrado em Música da UNESPAR (PPGMUS-UNESPAR) e Mestrado…

  • Aulas no youtube: 01 – samba canção nos anos 1950

    Em 2020, logo que começou a pandemia de COVID 19, nós da UNESPAR não sabíamos o que fazer. Ao contrário de outras universidades, que interromperam o calendário e pararam as aulas, nós não tínhamos essa opção, por falta de autonomia administrativa frente ao governo do estado. Todos os professores fizeram um esforço inicial de tentar…

  • Atualização na página: trabalhos de Iniciação Científica

    Sim, eu sei – está página anda muito sem atualização. Paciência, autor trabalhando demais. As últimas postagens feitas aqui foram textos de apoio para aulas em 2020, como uma primeira iniciativa de tentar contornar a pandemia e fazer atividades remotas com meus alunos. Fiz a lista destas postagens: Em 2021, além desta lista, eu postei…

  • Materiais de aula que postei em 2020

    Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia de COVID-19. As escolas e universidades foram um dos setores mais afetados pelo isolamento social. Como professor da UNESPAR, assim como meus colegas, me vi na dificuldade de como manter as disciplinas funcionando sem a possibilidade das aulas presenciais. Para 2022 a UNESPAR já aprovou o retorno…

  • Pequenas atualizações

    Sim, esta página/blog está parada! Faz tempo que não se postam novos textos. Não é por falta de assunto, é por falta de tempo e por falta de vontade de postar. Afinal, como já contei num dos últimos posts, a pandemia e a overdose de trabalho administrativo remoto fizeram do computador um espaço meio doentio,…

  • Abertas as inscrições para o Mestrado em Música da UNESPAR

    No fim do ano passado a CAPES divulgou o resultado da avaliação dos novos programas de pós-graduação propostos pelas universidades. Entre as propostas aprovadas na área de Artes/Música, estava o Mestrado em Música da UNESPAR. Depois da aprovação do programa, os professores formaram o colegiado do PPGMUS/UNESPAR, foi elaborado o edital e, tcharam(!) – as…

  • Palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico

    Próxima terça, dia 23 de outubro de 2018, farei palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança. O quê Palestra sobre o livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança, recém…

  • Modelo de formatação dos trabalhos escritos

    Resolvi fazer este modelo de formatação dos trabalhos escritos depois de constatar que perco tempo precioso na correção dos trabalhos fazendo indicações sobre problemas de formatação. Já tenho um arquivo com recomendações metodológicas, chamado Guia para fichar textos. Agora fiz o que traz indicações de formatação: Modelo de formatação dos trabalhos. Complementar ao arquivo com…