Tag: História da Música

  • Materiais de aula que postei em 2020

    Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia de COVID-19. As escolas e universidades foram um dos setores mais afetados pelo isolamento social. Como professor da UNESPAR, assim como meus colegas, me vi na dificuldade de como manter as disciplinas funcionando sem a possibilidade das aulas presenciais. Para 2022 a UNESPAR já aprovou o retorno…

  • Stravinski da vanguarda ao neoclassicismo

    Este texto é material para uma aula da disciplina de História da Música V da UNESPAR. Vamos estudar sobre Igor Stravinski (1882-1971), sua formação como compositor, início da carreira e principais inovações que trouxe ao repertório da música de concerto. Especialmente, vamos estudar sobre as rupturas provocadas pelo balé Sagração da primavera, de 1913, e…

  • Schoenberg do início da carreira ao dodecafonismo

    O compositor Arnold Schoenberg (1874-1951) é um dos mais importantes do século XX, pela influência que exerceu sobre as ideias e sobre as composições musicais. Nesta aula da disciplina de História da Música V da UNESPAR estamos estudando o início de sua carreira até a escrita de suas primeiras obras dodecafônicas, no início da década…

  • Joezer Mendonça: O som da reforma

    A uns dias atrás eu contei aqui no blog que eu tinha escrito um capítulo para um livro sobre a música na reforma protestante. Pois bem, já está pronto. Na verdade falta imprimir a tiragem, mas já está em pré venda no site da editora. O livro é O som da reforma: a música no…

  • Abril de 2017

    Eu sei, eu sei, foi mal. Está bem tarde para escrever sobre abril de 2017. É que abril foi um mês agitado. Começou o ano letivo 2017 na UNESPAR, e eu assumi várias disciplinas. Estou com um conjunto de matérias e turmas que eu não tinha desde 2014. Então, mais trabalho para preparar tudo (sem…

  • Já estão no ar meus Planos de Ensino 2017

    Esta semana, a partir de 03 de abril, iniciamos o ano letivo 2017 no Campus de Curitiba II da UNESPAR, onde sou professor. Porque começamos tão tarde? Porque estivemos até fins de março com a finalização do calendário acadêmico 2016, perturbado em seu normal desenvolvimento pelas greves de 2015 e 2016 e pela ocupação estudantil…