Joezer Mendonça: O som da reforma

A uns dias atrás eu contei aqui no blog que eu tinha escrito um capítulo para um livro sobre a música na reforma protestante. Pois bem, já está pronto. Na verdade falta imprimir a tiragem, mas já está em pré venda no site da editora. O livro é O som da reforma: a música no tempo dos primeiros protestantes, organizado por Joêzer Mendonça.

O livro, é claro, aproveita a ocasião da comemoração dos 500 anos da reforma luterana para fazer uma saudável e interessante discussão.

O livro

Capa do livro O som da reforma que sai pela Editora CRV

O livro está saindo pela Editora CRV, a mesma que já lançou nosso Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno. É um livro coletivo, com vários autores, cada um escrevendo um ou mais capítulos temáticos.

Os assuntos envolvem o pensamento sobre música e as mudanças promovidas pelas várias tradições reformadas. Tem capítulos sobre luteranos, calvinistas, anabatistas, catolicismo tridentino (reforma católica). Acho que só faltou um capítulo mais específico sobre os anglicanos. É claro que eu ainda não li o livro, pode ser que o assunto esteja no capítulo sobre reforma na Escócia e na Inglaterra.

Informações sobre o livro, capa, sumário, apresentação, podem ser vistos aqui na página da editora. Ali também dá pra reservar seu exemplar, ao preço promocional de R$ 35,90 (o preço oficial é R$ 41,90).

Os autores

O livro foi organizado por Joêzer de Souza Mendonça, professor da PUC-PR, Doutor pela UNESP, pesquisador da música sacra evangélica. Sobre este assunto ele já publicou o livro Música e religião na era do pop.

Ele convidou vários autores que tem uma boa trajetória acadêmica e que são pesquisadores ou interessados no tema da música religiosa e das tradições reformadas.

Os autores são: Joêzer Mendonça (PUC-PR), André Egg (UNESPAR), Dorotéa Kerr (UNESP), Isaac Malheiros, Jaqueline Dolghie, Jetro Meira de Oliveira (UNASP), Jane Borges (UFSCar), Kátia Kato, Marcell Steuernagel, Márcio Antonio de Almeida (UNISAL), Parcival Módolo.

Lançamento

Em breve o livro estará impresso e disponível. Acredito que haverá algum evento de lançamento, no mínimo nas universidades dos autores envolvidos. Teremos alguma coisa sobre ele também na 1ª Jornada de Música e Religiosidades da PUC-PR (dias 7 e 8 de novembro).