Tag: judeus

  • História da Música Brasileira – aula 02

    Dando sequência aos posts que pretendem organizar o material da disciplina, seguimos com História da Música Brasileira – aula 02. A aula 01 foi uma apresentação da disciplina. Tem um post específico sobre ela: História da Música Brasileira – aula 01 O tema desta segunda aula é a música nos primeiros séculos da colonização portuguesa…

  • Foram os judeus que mataram Jesus?

    Texto antigo, publicado originalmente em 3 de abril de 2010 Ontem foi sexta-feira santa. Dia de rememorar a morte de Cristo. Uma fração do cristianismo tem uma atração mórbida pelos detalhes da paixão – sofrimento e morte. O melhor exemplo que conheço disso é o filme de Mel Gibson. Crucifixos por muitos lugares lembram quanta…

  • Música nos primeiros séculos de colonização da América Portuguesa

    Isso foi o assunto da primeira aula da disciplina de História da Música Brasileira na FAP. E também é assunto de História da Música II. Além de tudo que eu já falei na aula, temos alguns textos complementares que escrevi em blogs antigos: Profusão de Música na América Portuguesa Este texto aí tem explicações e…

  • Leon Uris: Exodus

    Eu acho que o Uris queria escrever um livro de história. Mas ele não é historiador, não faz a mínima ideia de como se processa a pesquisa histórica. Então foi mesmo mais honesto escrever um livro de ficção. Ou seria de propaganda? Porque eu acho difícil o leitor discernir o que é informação confiável no…