História da Música Brasileira – aula 02

Dando sequência aos posts que pretendem organizar o material da disciplina, seguimos com História da Música Brasileira – aula 02. A aula 01 foi uma apresentação da disciplina. Tem um post específico sobre ela:

História da Música Brasileira – aula 01

O tema desta segunda aula é a música nos primeiros séculos da colonização portuguesa na América.

Ao contrário do que disse na primeira aula (e no post) sobre a existência de bons livros de História da Música Brasileira para serem tomados como referência, a História do Brasil, de maneira geral, vem recebendo a devida atenção do mercado editorial. Temos bons volumes, muito completos e com referências nas melhores pesquisas recentes. Neste sentido, propus tomarmos o livro Brasil: uma biografia (lançado em 2015) como a principal referência mais atualizada.

Brasil: uma biografia - Capa do livro de Lilia Schwarcz e Heloísa Starling
Brasil: uma biografia – Capa do livro de Lilia Schwarcz e Heloísa Starling

O assunto da aula oscilou entre questões gerais da empresa ultramarina portuguesa e os primeiros passos de colonização na América e entre questões especificamente musicais. É difícil tratar deste período pela escassez de fontes, especialmente se o assunto for música.

Optamos por acompanhar o trabalho de Anna Maria Kieffer, que gravou o disco Teatro do descobrimento e escreveu um texto a respeito do processo de pesquisa que resultou na gravação. Sobre o disco, maiores informações neste blog.

O texto se baseia principalmente nas pesquisas de Rogério Budasz sobre a lírica de José de Anchieta, nos documentos de época de Jean de Léry e Hans Staden, em pesquisas atuais sobre flautas e cantos indígenas e sobre a música ritual sefardim, embora o assunto da música no Recife holandês tenha ficado para a aula 03 por falta de tempo.

A referência do texto da Anna Maria Kieffer:

KIEFFER, Ana Maria. “A flauta de Matuiú: registro, memória e recriação musical das festas no Brasil nos séculos XVI e XVII.” in JANCSÓ, István; KANTOR, Iris. (orgs.) Festa. Cultura e sociabilidade na América portuguesa. vol II. São Paulo: Imprensa Oficial/HUCITEC/EDUSP/FAPESP, 2001. p. 891-901.

Alguns textos que escrevi sobre esses temas em blogs antigos, e que servem de apoio ao que conversamos nesta aula:

Trilha sonora para uma festa antropófaga dos Tupinambás na qual um viajante alemão quase serviu de jantar

Um canto para a catequese

Os jesuítas e a música na América Portuguesa

Música dos judeus no Brasil Holandês