Inscrições abertas para o mestrado em História da UFPR

Aviso aos leitores: inscrições abertas para o Mestrado em História da UFPR. “E daí? Tem todo ano.” Tem. Mas pela primeira vez estou lá no programa como Professor Colaborador. Posso orientar pesquisas em nível de mestrado, de preferência com assuntos sobre música, de preferência com recortes temporais da primeira metade do século XX. Mas há possibilidades nas adjacências temáticas e temporais.

Pra mim é um grande orgulho fazer parte do programa onde fiz o meu mestrado, entre 2002 e 2004. É um programa de grande importância local, um dos mais bem avaliados da UFPR. Os professores do programa tem inserção nacional e internacional, e a qualidade das turmas também vem sempre em bom nível.

Além de ser um trabalho importante pra mim, que contribui para desenvolver minha experiência de pesquisa e interação com colegas muito bons, acredito que vou poder contribuir para consolidar a linha de pesquisa Arte, memória e narrativa – recém criada.

As informações sobre o programa, o processo seletivo e as inscrições estão todas na página do PPGHIS.

Aqui neste link estão as descrições das linhas de pesquisa. Aqui as informações sobre os professores do programa. Aqui as disciplinas abertas para o segundo semestre. Darei algumas aulas na disciplina coletiva da linha: Arte, memória e narrativa II .

Para o processo seletivo, cujo edital está aqui, as etapas são as seguintes:

Inscrições até 7 de agosto

Provas de línguas dias 31/08 e 01/09

Prova escrita dia 25/09

Resultado da análise dos projetos 04/11

Entrevistas 09 a 20/11

Análise de currículos (somente dos candidatos a doutorado) 25/11 a 02/12

Resultado final 08/12

No edital tem as informações para a estrutura do projeto. A bibliografia da prova escrita inclui capítulos de Norbert Elias, Michel de Certeau, Foucault, George Iggers, Jacques Revel, Joan Scott, E. P. Thompson e um livro de Carlo Ginsburg.

Então gente, o que vocês estão esperando? Corram terminar o projeto e fazer inscrição.


Publicado

em

por