Tag: vida acadêmica

  • Meus textos de 2019 – parte 1

    Vou indicar aqui os links para os textos que publiquei por este ano, até a data deste post. O que sair depois indico em nova postagem posterior. Começo por um texto que na verdade foi oficialmente publicado em 2018, mas só ficou disponível pra valer em 2019: Artigo “Música contemporânea em Curitiba: um ensaio histórico”,…

  • Modelo de formatação dos trabalhos escritos

    Resolvi fazer este modelo de formatação dos trabalhos escritos depois de constatar que perco tempo precioso na correção dos trabalhos fazendo indicações sobre problemas de formatação. Já tenho um arquivo com recomendações metodológicas, chamado Guia para fichar textos. Agora fiz o que traz indicações de formatação: Modelo de formatação dos trabalhos. Complementar ao arquivo com…

  • Planos de ensino e cronogramas das aulas (1º semestre de 2018)

    Já começaram as aulas na FAP, digo, Campus de Curitiba II da UNESPAR. E eu coloquei aqui na página alguns arquivos (planos de ensino e cronogramas) referentes às minhas disciplinas. Disciplinas Estou ministrando disciplinas anuais, que pertencem às matrizes curriculares anteriores a 2018, e disciplinas semestrais, das novas matrizes que entraram em vigor este ano.…

  • Outubro de 2017

    Como já é de praxe, e atrasado como sempre, é hora de postar aqui um resumo das coisas que andaram acontecendo em outubro de 2017 na minha vida profissional e acadêmica. Mudança de casa Não é só na vida profissional e acadêmica não. Na vida pessoal também, um pouquinho. Saí do bairro Santa Cândida, onde…

  • Junho de 2017

    Já estamos em junho de 2017! Os meses passam cada vez mais rápido nessa vida, e eu dificilmente dou conta de acompanhar! Junho já passou faz um tempo, e eu atrasado para contar os babados aqui no post mensal. O problema é que o mês passou cheio daquelas coisas todas de trabalho que a gente…

  • UNESPAR entra em greve segunda

    A UNESPAR entra em greve segunda, dia 17 de outubro, conforme decidido em Assembleia do SINDUNESPAR realizada dia 13. Com os professores reunidos simultaneamente nos 5 municípios onde os docentes são representados pelo SINDUNESPAR, o apoio à greve foi decidido com ampla maioria em todos os campi (me parece que a exceção foi o de…

  • Porque votar em Carlos Aleixo e Sydnei Kempa para a reitoria da UNESPAR

    Na eleição para Reitor da UNESPAR que ocorrerá dia 27 de setembro vou votar na chapa UNESPAR de todos nós, formada pelos professores Carlos Aleixo e Sydnei Kempa. Os motivos que me levam a votar na chapa Aleixo/Kempa não estão nos documentos que as chapas colocaram à disposição da comunidade (nesta página): plano de gestão…

  • História da Música Brasileira – aula 01

    Hoje começo uma série de posts com o objetivo de organizar um pouco as informações disponíveis para meus alunos da disciplina de História da Música Brasileira. A aula 01 tem o seguinte tema: Apresentação da disciplina, do Plano de Ensino e da metodologia de trabalho Inclui também, claro, um pouco de uma apresentação do professor.…