Nesta quarta continua o Ciclo de Leituras, com Ana Paula Peters

Nesta quarta-feira, dia 30 de setembro, teremos mais uma conferência do Ciclo de Leituras em Música, Cultura e Sociedade 2015. A professora Ana Paula Peters, da UNESPAR – Campus de Curitiba I irá apresentar o livro de Virgínia Bessa, A escuta singular de Pixinguinha: história e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930.… Continuar lendo Nesta quarta continua o Ciclo de Leituras, com Ana Paula Peters

Quarta continua o Ciclo de Leituras, com Allan Oliveira

O Ciclo de Leituras em Música, Cultura e Sociedade 2015, promovido pelo Grupo de Pesquisa de mesmo nome da UNESPAR começou com a minha conferência no dia 5, e segue nesta quarta, dia 26, com Allan Oliveira. Eu apresentei a obra de Mário de Andrade, Ensaio sobre a música brasileira, com um bom público e… Continuar lendo Quarta continua o Ciclo de Leituras, com Allan Oliveira

Capas da Revista da Música Popular (1954-56): um panteão da música brasileira

Acredito que nas capas da Revista da Música Popular, que circulou entre 1954 e 1956, num total de 14 números, estabeleceu-se quase que um consenso em torno de um panteão do que seria visto como a tradição da Música Popular Brasileira, a “linha evolutiva” a ser retomada pelos movimentos dos anos 60, etc. As imagens… Continuar lendo Capas da Revista da Música Popular (1954-56): um panteão da música brasileira

A música popular chega à academia pelas ciências humanas

A Música Popular chega à academia … pelas Ciências Humanas Este é o título de uma fala que fiz na mesa redonda “A música popular na academia”, realizada como parte das atividades de comemoração dos 10 anos do curso de Bacharelado em Música Popular da FAP. (Daqui a pouco coloco aqui o link para um… Continuar lendo A música popular chega à academia pelas ciências humanas

Os projetos da área de música no edital do Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba

Acabou de sair a convocação dos responsáveis pelos projetos aprovados no edital de 2012 do Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba. Está aqui. Eu tive o desprazer de fazer parte da subcomissão de música. Desprazer não pelos projetos a serem avaliados, via de regra com uma qualidade e nível de profissionalismo que não deixam dúvidas.… Continuar lendo Os projetos da área de música no edital do Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba

O concerto de abertura da 31ª Oficina de Música de Curitiba

Ontem começou oficialmente a 31ª Oficina de Música de Curitiba, com direito a discurso do prefeito e, é claro, um concerto de abertura. (Foto de Alice Rodrigues, no Flickr da FCC – clique que amplia) Nas solenidades estiveram presentes este batalhão de autoridades aí da foto: o prefeito Gustavo Fruet (PDT), sua vice Miriam Gonçalves… Continuar lendo O concerto de abertura da 31ª Oficina de Música de Curitiba

Zélia Brandão, Paulo Urban, Fábio Cardoso e Anderson Antoniacomi: Isto é bom

Eles foram apresentar na FAP, quando pude ver. Antes eles tinham apresentado no Teatro Positivo e eu tinha perdido. Agora eles terão uma temporada de três semanas no Barracão em Cena, e você não vai perder. Não vai perder, porque é imperdível. Trata-se de uma história de ficção nada fictícia sobre um músico que tem… Continuar lendo Zélia Brandão, Paulo Urban, Fábio Cardoso e Anderson Antoniacomi: Isto é bom

Idelber Avelar: Sepultura e a codificação do nacional no Heavy Metal brasileiro

O texto é um dos ensaios que compõe o livro Figuras da violência: ensaios sobre narrativa, ética e música popular, recém-lançado pela Coleção Humanitas da Editora UFMG. (Veja a página do livro no site da editora.) Eu assisti uma apresentação de trabalho do Idelber no Congresso da IASPM em 2004, no Rio de Janeiro, que… Continuar lendo Idelber Avelar: Sepultura e a codificação do nacional no Heavy Metal brasileiro