Tag: música moderna

  • Stravinski da vanguarda ao neoclassicismo

    Este texto é material para uma aula da disciplina de História da Música V da UNESPAR. Vamos estudar sobre Igor Stravinski (1882-1971), sua formação como compositor, início da carreira e principais inovações que trouxe ao repertório da música de concerto. Especialmente, vamos estudar sobre as rupturas provocadas pelo balé Sagração da primavera, de 1913, e…

  • Schoenberg do início da carreira ao dodecafonismo

    O compositor Arnold Schoenberg (1874-1951) é um dos mais importantes do século XX, pela influência que exerceu sobre as ideias e sobre as composições musicais. Nesta aula da disciplina de História da Música V da UNESPAR estamos estudando o início de sua carreira até a escrita de suas primeiras obras dodecafônicas, no início da década…

  • O surgimento do maestro

    Para nós da UNESPAR, que nesta disciplina de História da Música V estamos estudando o início do século XX, o surgimento do maestro é um fator de muita importância. Talvez entre os séculos XV e XIX seja mais importante estudar os compositores (embora eu não pense muito assim a história da música), mas não há…

  • Livro Música, Cultura e Sociedade

    Acaba de ser lançando o livro Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno, do qual sou o organizador. O livro reúne textos de professores que integram o Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade da UNESPAR, além de autores convidados de outras instituições que têm pesquisas que interseccionam com as nossas em temáticas ou…

  • Sobre modernismo musical nos Estados Unidos

    Modernismo musical nos Estados Unidos foi o tema da última aula de História da Música IV, que ministro no Campus de Curitiba II da UNESPAR – FAP. Na verdade o tema mais geral foi música de concerto nos EUA na primeira metade do século XX, e envolveu dois pontos principais: modernismo e vanguarda nos EUA…

  • História da Música IV – aula 04 (2016)

    Tentando garantir a sequência de posts sobre os temas de aula, hoje tiro o atraso com o post História da Música IV – aula 04. O tema desta aula é a invenção do fonograma e as várias implicações decorrentes para a música do século XX. Antes disso, já postei aqui sobre a aula 02, que…

  • História da Música IV – aula 02 (2016)

    Dando sequência às minhas resoluções de ano novo, pretendo continuar postando textos de apoio às aulas das disciplinas que estou ministrando em 2016. Outro dia postei aqui alguns assuntos sobre a primeira aula de História da Música Brasileira, hoje coloco informações sobre a segunda aula de História da Música IV. A primeira aula da disciplina…

  • Camerata tocará Stravinski, Antheil e Adams

    Este ano de 2014 a Camerata está com uma programação deveras interessante, que pode ser conferida aqui. Lamento que seja justo num ano tão corrido pra mim, o que me fez não comentar a programação aqui no blog como gosto de fazer (ao final do texto os links para comentários que fiz sobre a programação…