Tag: educação

  • UNESPAR entra em greve segunda

    A UNESPAR entra em greve segunda, dia 17 de outubro, conforme decidido em Assembleia do SINDUNESPAR realizada dia 13. Com os professores reunidos simultaneamente nos 5 municípios onde os docentes são representados pelo SINDUNESPAR, o apoio à greve foi decidido com ampla maioria em todos os campi (me parece que a exceção foi o de…

  • Porque votar em Carlos Aleixo e Sydnei Kempa para a reitoria da UNESPAR

    Na eleição para Reitor da UNESPAR que ocorrerá dia 27 de setembro vou votar na chapa UNESPAR de todos nós, formada pelos professores Carlos Aleixo e Sydnei Kempa. Os motivos que me levam a votar na chapa Aleixo/Kempa não estão nos documentos que as chapas colocaram à disposição da comunidade (nesta página): plano de gestão…

  • Depois de uma gestação de 12 anos, ontem nasceu a UNESPAR

    Desde 2001 o governo do Paraná vem lidando para resolver o problema das faculdades “isoladas”, ou seja, aquelas que não pertencem a nenhuma universidade. O assunto envolve Ensino Superior, Pesquisa e desenvolvimento regional, uma vez que as “isoladas” estavam distribuídas por Curitiba, Paranaguá, União da Vitória, Campo Mourão, Apucarana e Paranavaí e, através destas posições…

  • A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto de lei que cria a UNESPAR

    Ontem Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) votou o projeto de lei 144/2013, de autoria do governador Beto Richa criando a UNESPAR, em alteração às leis 13.283 e 13.385/2001, que previam uma universidade com sede em Jacarezinho. Com a aprovação do decreto, está lançada a base para a criação de uma nova universidade estadual, fruto de…

  • Meu discurso como professor homenageado dos formandos 2012 de música da FAP

    Caros alunos formandos, pais, colegas professores, agentes universitários, É uma grande alegria e um grande orgulho ser homenageado. Afinal, o professor universitário está numa posição de provocar o desconforto intelectual necessário ao desenvolvimento do conhecimento. Se pude fazer isso e ainda estar aqui discursando foi devido a uma grande generosidade dos alunos. Mesmo sendo músicos…

  • Sobre as cotas para negros nas universidades: a respeito da decisão do STF

    A foto é do banco de imagens do STF. Os Ministros da corte máxima do judiciário brasileiro declararam por unanimidade ser improcedente a queixa ajuizada pelo Partido Democratas (DEM), que arrazoava ser injusto um aluno ser aprovado por cotas, substituindo outro de melhor desempenho. Veja a notícia aqui na página do STF. Eu nem ia…

  • Meu discurso de paraninfo para os formandos de Licenciatura em Música 2011 da FAP

    Não sei quem está mais feliz e orgulhoso – se vocês aí recebendo o canudo ou se eu aqui discursando como paraninfo. O orgulho que eu tenho de estar aqui é porque eu considero o trabalho de professor como algo relevante e significativo para mudar o mundo e desenvolver as pessoas. Se vocês me convidaram,…

  • Leituras da semana

    No Escreva, Lola, escreva um texto fundamental a respeito da questão do julgamento do assassino de Eloá. A autora chama nossa atenção para o fato de que o assassinato não foi um caso isolado, nem individual. Homens assassinando as mulheres que eles dizem amar é um crime cotidiano, e revela o profundo machismo que grassa…