Os alunos do mestrado em História da UFPR realizam uma disciplina de Prática de Docência. Para tal podem dar aulas em disciplina da graduação ou ofertar uma Oficina. Esta foi a opção que decidimos fazer, ofertando a Oficina Tópicos em História e Música.
Oficina
A Oficina Tópicos em História e Música tem 12 horas de duração e é ofertada aos alunos dos cursos de História e de História, Memória e Imagem da UFPR. Demais interessados também podem cursar.
Será realizada nos dias 18/11, 25/11 e 02/12, das 13:30 às 17:30.
Temas
Os temas trabalhados nas aulas da Oficina são relacionados com as pesquisas que os alunos desenvolvem no mestrado:
dia 18/11 – Filosofia e música: Nietzche e Wagner
dia 25/11 – Rock brasileiro no Regime Militar
dia 02/12 – Rap no Brasil, marginalidade e periferia urbana
Ministrantes
Os ministrantes são alunos do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR. São orientandos meus (prof. André Egg) na linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa.
dia 18/11 – Amanda Ribeiro Coutinho
dia 25/11 – Thayla Walzburger Melo
dia 02/12 – Vagner Santana de Melo
Local
Não conseguimos sala na UFPR para realizar a Oficina nestas datas, por isso as aulas ocorrerão no Campus de Curitiba II da UNESPAR – FAP. O endereço é Rua dos Funcionários 1357, bairro Cabral. Veja a localização no mapa abaixo:
O Campus fica a cerca de 3 quadras do terminal do Cabral. Na própria rua dos Funcionários, em frente ao Campus, há ponto de parada das linhas Juvevê – Água Verde, Interbairros 2 e Ligeirinho Inter 2.
A Oficina ocorrerá na Sala 1 do Bloco 1. Fica no piso superior. Quem chega no Campus entra pela cantina. O Bloco 1 fica à esquerda. É necessário ir até o fim do corredor e subir a escada. Chegando ao piso superior toma-se o corredor à esquerda. A Sala 1 é a primeira porta do lado esquerdo.
Mais informações
Mais informações sobre a Oficina, cronograma, temas a serem trabalhados e metodologia estão neste arquivo.
Todas e todos são bem-vindos. Quem é aluno dos cursos do Departamento de História terá a Oficina validada conforme as normas do curso. Outros interessados que cursarem poderão receber declaração emitida pelo Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade, que é um dos promotores do curso.