Tag: Ensino Superior

  • Planos de ensino e cronogramas das aulas (1º semestre de 2018)

    Já começaram as aulas na FAP, digo, Campus de Curitiba II da UNESPAR. E eu coloquei aqui na página alguns arquivos (planos de ensino e cronogramas) referentes às minhas disciplinas. Disciplinas Estou ministrando disciplinas anuais, que pertencem às matrizes curriculares anteriores a 2018, e disciplinas semestrais, das novas matrizes que entraram em vigor este ano.…

  • Oficina Tópicos em História e Música

    Os alunos do mestrado em História da UFPR realizam uma disciplina de Prática de Docência. Para tal podem dar aulas em disciplina da graduação ou ofertar uma Oficina. Esta foi a opção que decidimos fazer, ofertando a Oficina Tópicos em História e Música. Oficina A Oficina Tópicos em História e Música tem 12 horas de…

  • Outubro de 2017

    Como já é de praxe, e atrasado como sempre, é hora de postar aqui um resumo das coisas que andaram acontecendo em outubro de 2017 na minha vida profissional e acadêmica. Mudança de casa Não é só na vida profissional e acadêmica não. Na vida pessoal também, um pouquinho. Saí do bairro Santa Cândida, onde…

  • UNESPAR entra em greve segunda

    A UNESPAR entra em greve segunda, dia 17 de outubro, conforme decidido em Assembleia do SINDUNESPAR realizada dia 13. Com os professores reunidos simultaneamente nos 5 municípios onde os docentes são representados pelo SINDUNESPAR, o apoio à greve foi decidido com ampla maioria em todos os campi (me parece que a exceção foi o de…

  • Porque votar em Carlos Aleixo e Sydnei Kempa para a reitoria da UNESPAR

    Na eleição para Reitor da UNESPAR que ocorrerá dia 27 de setembro vou votar na chapa UNESPAR de todos nós, formada pelos professores Carlos Aleixo e Sydnei Kempa. Os motivos que me levam a votar na chapa Aleixo/Kempa não estão nos documentos que as chapas colocaram à disposição da comunidade (nesta página): plano de gestão…

  • Por que votar em Fabio Poletto para diretor da EMBAP

    Conheço o prof. Fabio Poletto há vários anos e tenho com ele uma experiência não apenas de amizade, mas de parceria de trabalho. Desde os tempos em que éramos estudantes, quando fizemos muita coisa juntos, principalmente na pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Até mais recentemente, como professores, eu na FAP e ele na EMBAP, desde…

  • FAP está com atividades acadêmicas paralisadas

    A FAP está com as atividades acadêmicas paralisadas. Tem tanto assunto bom pra eu escrever aqui e eu não tenho tempo. E acabo tendo que vir falar de uma desgraça dessas. Lamentável. Desde a última quarta-feira, dia 9 de dezembro, as empresas terceirizadas suspenderam os serviços que prestam ao Campus de Curitiba II da UNESPAR…

  • Depois de uma gestação de 12 anos, ontem nasceu a UNESPAR

    Desde 2001 o governo do Paraná vem lidando para resolver o problema das faculdades “isoladas”, ou seja, aquelas que não pertencem a nenhuma universidade. O assunto envolve Ensino Superior, Pesquisa e desenvolvimento regional, uma vez que as “isoladas” estavam distribuídas por Curitiba, Paranaguá, União da Vitória, Campo Mourão, Apucarana e Paranavaí e, através destas posições…