Sou candidato a diretor de Centro de Área

Escrevo aqui para informar que sou candidato a diretor de Centro de Área na UNESPAR Campus Curitiba II (FAP). As eleições ocorrerão próxima terça-feira, dia 10, e nos próximos dias devo postar aqui algumas linhas gerais de minha proposta como candidato. Este primeiro texto pretende explicar o contexto geral da eleição, que a coisa não é tão simples de entender.

Como se sabe, a UNESPAR foi criada oficialmente ano passado, e a FAP passa a integrar a nova universidade do estado como Campus Curitiba II.

Agora estamos no processo de estabelecer o funcionamento da instituição conforme as diretrizes aprovadas para sua criação. Começa a ser implantada a estrutura dos Centros de Área.

Na FAP (UNESPAR – Campus Curitiba II) temos 2 centros de área (como nos demais campi da UNESPAR). Os nomes são (1) Centro de Artes e (2) Centro de Ciências Humanas, Educação e Saúde.

Acabamos de protagonizar uma reformulação na composição dos centros de área, para atender a norma de que os centros deveriam ser organizados conforme os cursos comportados e corresponderem às definições de áreas do conhecimento do CNPQ e da CAPES. Não tendo a FAP cursos na área de Ciências Humanas ou Educação, o centro terá seu nome alterado para Centro de Música e Musicoterapia.

A composição dos centros foi alterada conforme a decisão da comunidade acadêmica, e os centros estão assim divididos: Centro de Artes – cursos de Cinema, Artes Visuais, Dança, Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Artes Cênicas; Centro de Ciências Humanas, Educação e Saúde – cursos de Licenciatura em Música, Bacharelado em Música Popular e Bacharelado em Musicoterapia. O nome deste centro de área deverá ser mudado em uma reunião do Conselho Universitário.

Eu fiz uma aba aqui na minha página com alguns links para documentos importantes relativos ao processo. Está aqui.

Esta semana serão realizados debates entre os candidatos. Tem links para os editais ali na aba mencionada. Na quarta-feira (dia 04/06) participarei em dois debates: pela manhã, às 9:30 e à tarde às 15:30.

Os debates serão um bom momento para discussão dos problemas da FAP e da UNESPAR, bem como para levantamento de demandas.

A decisão de me candidatar foi decorrente da percepção da importância deste momento chave para a UNESPAR. Será a primeira eleição para diretor de Centro de Área da UNESPAR, e o momento inicial será o de criação de formas de exercício da democracia institucional (uma coisa que tem sido muito precária em nosso meio) e de modos de operacionalização das atividades que passarão a ser coordenadas por esta importante figura.

No próximo post vou expor o que considero minhas credenciais como candidato, ou seja, o que na minha experiência profissional me faz imaginar que tenho condições de exercer uma função tão importante.

Indico também a leitura de dois textos que escrevi ano passado, por ocasião dos embates que resultaram na criação oficial da nova universidade. Um por ocasião da votação do projeto de lei na ALEP, processo no qual a FAP se envolveu politicamente de forma aguda (sofrendo uma derrota considerável nos meandros da velha política). Outro por ocasião do momento em que o governador assinou o decreto.

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto de lei que cria a UNESPAR

Depois de uma gestação de 12 anos, ontem nasceu a UNESPAR

Este texto faz parte de uma série. Veja os links para os demais textos:

Sou candidato a diretor de Centro de Área

Porque acho que tenho qualidades para ser Diretor de Centro

Os problemas e como um Diretor de Centro deve enfrentá-los


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

2 respostas para “Sou candidato a diretor de Centro de Área”

  1. […] ← Sou candidato a diretor de Centro de Área […]

  2. […] Sou candidato a diretor de Centro de Área […]