Tag: religião

  • Joezer Mendonça: O som da reforma

    A uns dias atrás eu contei aqui no blog que eu tinha escrito um capítulo para um livro sobre a música na reforma protestante. Pois bem, já está pronto. Na verdade falta imprimir a tiragem, mas já está em pré venda no site da editora. O livro é O som da reforma: a música no…

  • Os posts de 2015 do blog História Cultural

    Mais abaixo, vou deixar os links dos melhores posts de 2015 do blog História Cultural. Nestes posts eu fiz comentários ou resenhas de livros, filmes, concertos ou eventos acadêmicos. Tempos atrás eu contei aqui nesta página sobre o descontinuamento do blog História Cultural. Eu editei o blog entre 2011 e 2015 no portal da Gazeta…

  • José Penalva (1924-2002)

    Este post é uma apresentação de José Penalva (1924-2002), o maestro e compositor campinense que fez sua carreira em Curitiba, também padre e teólogo claretiano. As informações aqui contidas são sintetizadas a partir do livro José Penalva: uma vida com a batina e a batuta, de Silvana Bojanoski e Elizabeth Seraphim Prosser (Curitiba: Editora Unificado,…

  • A renúncia de Ratzinger: prenúncio de abertura?

    1 Faz alguns dias que estou em leituras e reflexões pessoais tentando entender os motivos e os significados da chocante e inédita renúncia do Papa Bento XVI. Meu primeiro impulso foi discutir a absurda e tão repetida frase de que “o último papa a renunciar o fez há 600 anos”. Escrevi sobre isso no blog…

  • Domingo da ressurreição

    Texto antigo, publicado originalmente em 4 de abril de 2010 A morte de Cristo não foi o fim. Foi o grande recomeço. Esse é o ponto central de todo o cristianismo. É isso que significa, em última instância, a noção de ressurreição. Os discípulos de Jesus tinham ficado perplexos com sua morte. A comunidade de…

  • Hoje é sexta-feira santa

    Texto antigo, publicado originalmente em 2 de abril de 2010 Jesus passou a semana em Jerusalém, ensinando no templo e falando às multidões. No último domingo, para entrar na cidade, ele instruiu os discípulos a pegarem um jumentinho separado para seu uso em casa de um amigo. Agora, outro amigo emprestaria um cenáculo para que…

  • Hoje é domingo de ramos

    Texto publicado originalmente em 28 de março de 2010 Jesus estava com seus amigos mais próximos – os discípulos, a caminho de Jerusalém. Orientou dois deles que fossem à frente, e pedissem emprestado um jumento, em casa de um amigo na próxima aldeia do caminho. O jumento já estava separado para o mestre. Os dois…