Tag: músicos de Curitiba

  • A estreia da Orquestra Infantil Alegro

    A estreia da Orquestra Infantil Alegro

    No último dia 1º de setembro deste 2019, domingo passado, aconteceu na sede do antigo Clube Concórdia, em Curitiba, a estreia da Orquestra Infantil Alegro. A Orquestra Infantil Alegro é a mais nova realização da Associação Musical Alegro, uma entidade que está fazendo um trabalho importantíssimo em Curitiba, embora isso seja pouco conhecido. Eu soube…

  • O concerto de Luciano Lima

    No dia 16 de março de 2017, quinta-feira, aconteceu no SESC Paço da Liberdade, em Curitiba, o concerto de Luciano Lima. Foram tocadas, ao violão, obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth, Camargo Guarnieri, Lorenzo Fernandez, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda, além de composições do próprio Luciano Lima. Com exceção de uma peça de Radamés Gnattali…

  • Vídeo da minha palestra

    Nos últimos anos os concertos da Camerata Antiqua de Curitiba tem sido precedidos de palestras explicativas. Em 2016 começou um formato em que as palestras pré-concerto passaram a ser gravadas e apresentadas em vídeo. Eu fui um dos palestrantes. Procurei o vídeo no canal da Fundação Cultural de Curitiba, mas todos tinham sido retirados do…

  • Henrique Morozowicz (1934-2008)

    Este post é uma apresentação de Henrique Morozowicz (1934-2008), compositor e pianista curitibano também conhecido como Henrique de Curitiba. As informações foram resumidas a partir do capítulo “Biografia”, páginas 25 a 32, do livro Henrique de Curitiba: catálogo temático 1950-2001, de Liana Justus e Miriam Bonk (Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2002). Origem da família…

  • José Penalva (1924-2002)

    Este post é uma apresentação de José Penalva (1924-2002), o maestro e compositor campinense que fez sua carreira em Curitiba, também padre e teólogo claretiano. As informações aqui contidas são sintetizadas a partir do livro José Penalva: uma vida com a batina e a batuta, de Silvana Bojanoski e Elizabeth Seraphim Prosser (Curitiba: Editora Unificado,…

  • Emmanuelle Baldini e a Camerata Antiqua de Curitiba: O Messias de Haendel

    A Camerata Antiqua de Curitiba fez seu concerto de encerramento de 2015 regida por Emmanuelle Baldini apresentando O Messias de Haendel. O Messias de Haendel Uma das obras mais famosas da história da música, o Oratório do compositor alemão radicado em Londres estreou em 1741 e desde então vem sendo constante sucesso onde é apresentado.…

  • Próxima sexta – palestra com Tiago Portella (data alterada)

    Atenção para uma alteração na programação do Ciclo de Palestras em Música, Cultura e Sociedade 2015. Tiago Portella, pesquisador que mora no Rio de Janeiro, vem a Curitiba para um show de lançamento do disco com músicas de José da Cruz, resultado de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas há anos por ele e por Marília…

  • Gilson Peranzzetta, Célia e Daniel Migliavacca Quarteto nas comemorações dos 40 anos do Paiol

    Essa série comemorativa dos 40 anos do Paiol está sendo um marco na cultura curitibana. Quando o Paiol foi criado em 1972, Curitiba não era um polo criativo de nenhuma importância no cenário nacional em termos de MPB ou Música Instrumental Brasileira. De modo que o Paiol se consolidou como um delicioso espaço para grandes…