Tag: maestros

  • Materiais de aula que postei em 2020

    Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia de COVID-19. As escolas e universidades foram um dos setores mais afetados pelo isolamento social. Como professor da UNESPAR, assim como meus colegas, me vi na dificuldade de como manter as disciplinas funcionando sem a possibilidade das aulas presenciais. Para 2022 a UNESPAR já aprovou o retorno…

  • O surgimento do maestro

    Para nós da UNESPAR, que nesta disciplina de História da Música V estamos estudando o início do século XX, o surgimento do maestro é um fator de muita importância. Talvez entre os séculos XV e XIX seja mais importante estudar os compositores (embora eu não pense muito assim a história da música), mas não há…

  • Palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico

    Próxima terça, dia 23 de outubro de 2018, farei palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança. O quê Palestra sobre o livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança, recém…

  • História da Música Brasileira – aulas 10, 11 e 12

    Como se vê, o blog anda com dificuldade de manter a sequência de posts sobre os temas das aulas. Até o momento, já postamos conteúdo sobre duas aulas: Aula 01 – Apresentação da metodologia e plano de ensino Aula 02 – Música nos primeiros séculos de colonização na América Portuguesa Além disso, tivemos aulas que…

  • José Penalva (1924-2002)

    Este post é uma apresentação de José Penalva (1924-2002), o maestro e compositor campinense que fez sua carreira em Curitiba, também padre e teólogo claretiano. As informações aqui contidas são sintetizadas a partir do livro José Penalva: uma vida com a batina e a batuta, de Silvana Bojanoski e Elizabeth Seraphim Prosser (Curitiba: Editora Unificado,…

  • Victor Hugo Toro e a Sinfônica de Campinas: o concerto de encerramento do FMCB

    Na noite do sábado 21 de março, assistimos  o concerto de encerramento do 2º Festival de Música Contemporânea Brasileira, executado por Victor Hugo Toro e a Sinfônica de Campinas no Teatro Municipal. No repertório, Sendas de outro um de Ernst Widmer, Concerto nº 1 para violino e orquestra de Camargo Guarnieri, e as obras dois…

  • O concerto de encerramento da 32ª Oficina de Música

    Ainda não colocaram no Flickr da FCC as fotos do concerto de ontem, então vai esta foto do ensaio da orquestra, com a regência de Osvaldo Ferreira. Ele que é o diretor musical da parte de “música erudita” (ô nominho complicado) e que dirigiu ontem a orquestra de alunos (e alguns professores dando uma força)…

  • Márcio Steuernagel e a Sinfônica do Paraná: Valeria Bonafé, Leonardo Martinelli, Igor Maia e Almeida Prado

    Hoje de manhã tivemos o concerto de encerramento da II Bienal Música Hoje, e que também era a final do Concurso de Composição promovido pela Fundação Teatro Guaíra e UFPR. Compositores foram convidados a inscrever suas peças, das quais um júri escolhia finalistas para serem ensaiadas e apresentadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná. Esta foi…