Tag: História

  • Joezer Mendonça: O som da reforma

    A uns dias atrás eu contei aqui no blog que eu tinha escrito um capítulo para um livro sobre a música na reforma protestante. Pois bem, já está pronto. Na verdade falta imprimir a tiragem, mas já está em pré venda no site da editora. O livro é O som da reforma: a música no…

  • Agosto de 2017

    Agosto de 2017 passou cheio de acontecimentos, mas não aqui no blog. Não tenho escrito nada senão estes resumos mensais, porque a vida anda muito corrida com as aulas e a produção acadêmica. Os últimos posts são: Maio de 2017 Junho de 2017 Julho de 2017 Grupo de Pesquisa O Grupo de Pesquisa em Música,…

  • Julho de 2017

    Muita coisa aconteceu em julho de 2017, menos neste blog. Não publiquei nada aqui neste mês. Mas há outras coisas interessantes. Veja, primeiro, os resumos que fiz dos meses anteriores: Junho de 2017 Maio de 2017 Abril de 2017 Mestrado e doutorado em História da UFPR Como contei no post linkado abaixo, estão abertas as…

  • Os posts de 2015 do blog História Cultural

    Mais abaixo, vou deixar os links dos melhores posts de 2015 do blog História Cultural. Nestes posts eu fiz comentários ou resenhas de livros, filmes, concertos ou eventos acadêmicos. Tempos atrás eu contei aqui nesta página sobre o descontinuamento do blog História Cultural. Eu editei o blog entre 2011 e 2015 no portal da Gazeta…

  • O blog História Cultural será descontinuado

    Como parte de um grande processo de reestruturação do jornal Gazeta do Povo, alguns blogs serão desativados, inclusive o blog História Cultural, que mantive lá com postagens esporádicas entre 2011 e 2015. A reestruturação do jornal já vem acontecendo desde o início do ano, com a troca da direção de redação (saiu a Maria Sandra…

  • Meus textos no blog História Cultural

    Tem sido cada vez mais difícil manter o ritmo de postagem e atualização nos blogs. Este aqui mal dá conta de manter informações atualizadas para os alunos. Textos reflexivos então, andam em baixa. Mas isso é conjuntural. Vivo prometendo a mim mesmo publicar mais. Como vocês devem saber, eu tenho também o blog História Cultural,…

  • Tô escrevendo lá no História Cultural

    Só pra contar, aqui, que o História Cultural, blog que mantenho no portal do jornal Gazeta do Povo, está em atividade, com coisas saindo de vez em quando. Estão lá os textos que já publiquei este ano: História Cultural: o blog e o blogueiro, versão 2014 Marcos Napolitano e a história do Regime Militar Lorenzo…

  • A música popular chega à academia pelas ciências humanas

    A Música Popular chega à academia … pelas Ciências Humanas Este é o título de uma fala que fiz na mesa redonda “A música popular na academia”, realizada como parte das atividades de comemoração dos 10 anos do curso de Bacharelado em Música Popular da FAP. (Daqui a pouco coloco aqui o link para um…