Tag: FAP

  • Aulas no youtube: 01 – samba canção nos anos 1950

    Em 2020, logo que começou a pandemia de COVID 19, nós da UNESPAR não sabíamos o que fazer. Ao contrário de outras universidades, que interromperam o calendário e pararam as aulas, nós não tínhamos essa opção, por falta de autonomia administrativa frente ao governo do estado. Todos os professores fizeram um esforço inicial de tentar…

  • Atualização na página: trabalhos de Iniciação Científica

    Sim, eu sei – está página anda muito sem atualização. Paciência, autor trabalhando demais. As últimas postagens feitas aqui foram textos de apoio para aulas em 2020, como uma primeira iniciativa de tentar contornar a pandemia e fazer atividades remotas com meus alunos. Fiz a lista destas postagens: Em 2021, além desta lista, eu postei…

  • Palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico

    Próxima terça, dia 23 de outubro de 2018, farei palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança. O quê Palestra sobre o livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança, recém…

  • Modelo de formatação dos trabalhos escritos

    Resolvi fazer este modelo de formatação dos trabalhos escritos depois de constatar que perco tempo precioso na correção dos trabalhos fazendo indicações sobre problemas de formatação. Já tenho um arquivo com recomendações metodológicas, chamado Guia para fichar textos. Agora fiz o que traz indicações de formatação: Modelo de formatação dos trabalhos. Complementar ao arquivo com…

  • Outubro de 2017

    Como já é de praxe, e atrasado como sempre, é hora de postar aqui um resumo das coisas que andaram acontecendo em outubro de 2017 na minha vida profissional e acadêmica. Mudança de casa Não é só na vida profissional e acadêmica não. Na vida pessoal também, um pouquinho. Saí do bairro Santa Cândida, onde…

  • Lançamento do livro Música, cultura e sociedade

    Esta semana fizemos o primeiro evento de lançamento do livro Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno, do qual sou organizador. Lançamento na FAP Eu já dei a notícia do livro aqui no blog quando ele foi publicado, em dezembro. Mas até agora não tínhamos feito evento de lançamento, porque o calendário na UNESPAR esteve…

  • Já estão no ar meus Planos de Ensino 2017

    Esta semana, a partir de 03 de abril, iniciamos o ano letivo 2017 no Campus de Curitiba II da UNESPAR, onde sou professor. Porque começamos tão tarde? Porque estivemos até fins de março com a finalização do calendário acadêmico 2016, perturbado em seu normal desenvolvimento pelas greves de 2015 e 2016 e pela ocupação estudantil…

  • UNESPAR entra em greve segunda

    A UNESPAR entra em greve segunda, dia 17 de outubro, conforme decidido em Assembleia do SINDUNESPAR realizada dia 13. Com os professores reunidos simultaneamente nos 5 municípios onde os docentes são representados pelo SINDUNESPAR, o apoio à greve foi decidido com ampla maioria em todos os campi (me parece que a exceção foi o de…