Tag: aulas

  • Aulas no youtube: 01 – samba canção nos anos 1950

    Em 2020, logo que começou a pandemia de COVID 19, nós da UNESPAR não sabíamos o que fazer. Ao contrário de outras universidades, que interromperam o calendário e pararam as aulas, nós não tínhamos essa opção, por falta de autonomia administrativa frente ao governo do estado. Todos os professores fizeram um esforço inicial de tentar…

  • Materiais de aula que postei em 2020

    Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia de COVID-19. As escolas e universidades foram um dos setores mais afetados pelo isolamento social. Como professor da UNESPAR, assim como meus colegas, me vi na dificuldade de como manter as disciplinas funcionando sem a possibilidade das aulas presenciais. Para 2022 a UNESPAR já aprovou o retorno…

  • Maio de 2017

    Atrasado, mas tentando não deixar em branco – lá vai o resumo do que foi o mês de maio de 2017 neste blog. Antes, links para o resumo dos meses anteriores: Janeiro de 2017 Fevereiro de 2017 Março de 2017 Abril de 2017 Bem, é isso, não tem mais nada. Não deu tempo de escrever…

  • Abril de 2017

    Eu sei, eu sei, foi mal. Está bem tarde para escrever sobre abril de 2017. É que abril foi um mês agitado. Começou o ano letivo 2017 na UNESPAR, e eu assumi várias disciplinas. Estou com um conjunto de matérias e turmas que eu não tinha desde 2014. Então, mais trabalho para preparar tudo (sem…

  • História da Música Brasileira – aulas 10, 11 e 12

    Como se vê, o blog anda com dificuldade de manter a sequência de posts sobre os temas das aulas. Até o momento, já postamos conteúdo sobre duas aulas: Aula 01 – Apresentação da metodologia e plano de ensino Aula 02 – Música nos primeiros séculos de colonização na América Portuguesa Além disso, tivemos aulas que…

  • História da Música Brasileira – aula 02

    Dando sequência aos posts que pretendem organizar o material da disciplina, seguimos com História da Música Brasileira – aula 02. A aula 01 foi uma apresentação da disciplina. Tem um post específico sobre ela: História da Música Brasileira – aula 01 O tema desta segunda aula é a música nos primeiros séculos da colonização portuguesa…

  • História da Música Brasileira – aula 01

    Hoje começo uma série de posts com o objetivo de organizar um pouco as informações disponíveis para meus alunos da disciplina de História da Música Brasileira. A aula 01 tem o seguinte tema: Apresentação da disciplina, do Plano de Ensino e da metodologia de trabalho Inclui também, claro, um pouco de uma apresentação do professor.…