Oficina Tópicos em História e Música

Os alunos do mestrado em História da UFPR realizam uma disciplina de Prática de Docência. Para tal podem dar aulas em disciplina da graduação ou ofertar uma Oficina. Esta foi a opção que decidimos fazer, ofertando a Oficina Tópicos em História e Música.

Oficina

A Oficina Tópicos em História e Música tem 12 horas de duração e é ofertada aos alunos dos cursos de História e de História, Memória e Imagem da UFPR. Demais interessados também podem cursar.

Será realizada nos dias 18/11, 25/11 e 02/12, das 13:30 às 17:30.

Temas

Os temas trabalhados nas aulas da Oficina são relacionados com as pesquisas que os alunos desenvolvem no mestrado:

dia 18/11 – Filosofia e música: Nietzche e Wagner

dia 25/11 – Rock brasileiro no Regime Militar

dia 02/12 – Rap no Brasil, marginalidade e periferia urbana

Ministrantes

Os ministrantes são alunos do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR. São orientandos meus (prof. André Egg) na linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa.

dia 18/11 – Amanda Ribeiro Coutinho

dia 25/11 – Thayla Walzburger Melo

dia 02/12 – Vagner Santana de Melo

Local

Não conseguimos sala na UFPR para realizar a Oficina nestas datas, por isso as aulas ocorrerão no Campus de Curitiba II da UNESPAR – FAP. O endereço é Rua dos Funcionários 1357, bairro Cabral. Veja a localização no mapa abaixo:

O Campus fica a cerca de 3 quadras do terminal do Cabral. Na própria rua dos Funcionários, em frente ao Campus, há ponto de parada das linhas Juvevê – Água Verde, Interbairros 2 e Ligeirinho Inter 2.

A Oficina ocorrerá na Sala 1 do Bloco 1. Fica no piso superior. Quem chega no Campus entra pela cantina. O Bloco 1 fica à esquerda. É necessário ir até o fim do corredor e subir a escada. Chegando ao piso superior toma-se o corredor à esquerda. A Sala 1 é a primeira porta do lado esquerdo.

Mais informações

Mais informações sobre a Oficina, cronograma, temas a serem trabalhados e metodologia estão neste arquivo.

Todas e todos são bem-vindos. Quem é aluno dos cursos do Departamento de História terá a Oficina validada conforme as normas do curso. Outros interessados que cursarem poderão receber declaração emitida pelo Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade, que é um dos promotores do curso.