Tag: orquestras

  • A estreia da Orquestra Infantil Alegro

    A estreia da Orquestra Infantil Alegro

    No último dia 1º de setembro deste 2019, domingo passado, aconteceu na sede do antigo Clube Concórdia, em Curitiba, a estreia da Orquestra Infantil Alegro. A Orquestra Infantil Alegro é a mais nova realização da Associação Musical Alegro, uma entidade que está fazendo um trabalho importantíssimo em Curitiba, embora isso seja pouco conhecido. Eu soube…

  • Sobre a programação da Camerata – meu primeiro texto no Plural

    Quem é de Curitiba já sabe que a escassez de imprensa decente na cidade reduziu bastante com o lançamento do Plural. Eu comecei a colaborar com o site, e meu primeiro texto saiu esses dias. É sobre a programação de 2019 da Camerata Antiqua de Curitiba. Quando peguei o folheto com a programação, que saiu…

  • A importância das orquestras e sua manutenção

    O tema das orquestras e da música sinfônica tem sido uma constante nos meus escritos. Mas resolvei escrever este texto sobre a importância das orquestras e sua manutenção a partir de um texto do Augusto Maurer no blog Impromptu. Augusto é meu amigo nas redes sociais, músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, até onde…

  • História da Música IV – aula 04 (2016)

    Tentando garantir a sequência de posts sobre os temas de aula, hoje tiro o atraso com o post História da Música IV – aula 04. O tema desta aula é a invenção do fonograma e as várias implicações decorrentes para a música do século XX. Antes disso, já postei aqui sobre a aula 02, que…

  • Victor Hugo Toro e a Sinfônica de Campinas: o concerto de encerramento do FMCB

    Na noite do sábado 21 de março, assistimos  o concerto de encerramento do 2º Festival de Música Contemporânea Brasileira, executado por Victor Hugo Toro e a Sinfônica de Campinas no Teatro Municipal. No repertório, Sendas de outro um de Ernst Widmer, Concerto nº 1 para violino e orquestra de Camargo Guarnieri, e as obras dois…

  • A transição para a família dos violinos no século XVIII

    Esse post serve como material de referência para uma aula de história da música. Eu já tinha feito um texto com esta finalidade num blog antigo, e lá estão as principais coisas que eu queria dizer na aula: O violino barroco Mas o post foi feito em 2011, e já ficou desatualizado (vídeos indicados como…

  • O concerto de encerramento da 32ª Oficina de Música

    Ainda não colocaram no Flickr da FCC as fotos do concerto de ontem, então vai esta foto do ensaio da orquestra, com a regência de Osvaldo Ferreira. Ele que é o diretor musical da parte de “música erudita” (ô nominho complicado) e que dirigiu ontem a orquestra de alunos (e alguns professores dando uma força)…

  • Alexandre Brasolim e a Orquestra de Câmara de Curitiba: Karayev, Brasolim, Copland e Janácek

    Foto de Luis Cequinel (clique para ver no Flickr da Fundação Cultural de Curitiba) O concerto de ontem foi uma grande descoberta. A descoberta de Alexandre Brasolim como maestro e como compositor. Talvez não devesse ser surpresa para ninguém, afinal já estamos acostumado a vê-lo como violonista da OSP, e seus arranjos já impressionam o…