Tag: orquestras
-
Sobre a programação da Camerata – meu primeiro texto no Plural
Quem é de Curitiba já sabe que a escassez de imprensa decente na cidade reduziu bastante com o lançamento do Plural. Eu comecei a colaborar com o site, e meu primeiro texto saiu esses dias. É sobre a programação de 2019 da Camerata Antiqua de Curitiba. Quando peguei o folheto com a programação, que saiu…
-
A importância das orquestras e sua manutenção
O tema das orquestras e da música sinfônica tem sido uma constante nos meus escritos. Mas resolvei escrever este texto sobre a importância das orquestras e sua manutenção a partir de um texto do Augusto Maurer no blog Impromptu. Augusto é meu amigo nas redes sociais, músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, até onde…
-
História da Música IV – aula 04 (2016)
Tentando garantir a sequência de posts sobre os temas de aula, hoje tiro o atraso com o post História da Música IV – aula 04. O tema desta aula é a invenção do fonograma e as várias implicações decorrentes para a música do século XX. Antes disso, já postei aqui sobre a aula 02, que…
-
Victor Hugo Toro e a Sinfônica de Campinas: o concerto de encerramento do FMCB
Na noite do sábado 21 de março, assistimos o concerto de encerramento do 2º Festival de Música Contemporânea Brasileira, executado por Victor Hugo Toro e a Sinfônica de Campinas no Teatro Municipal. No repertório, Sendas de outro um de Ernst Widmer, Concerto nº 1 para violino e orquestra de Camargo Guarnieri, e as obras dois…
-
O concerto de encerramento da 32ª Oficina de Música
Ainda não colocaram no Flickr da FCC as fotos do concerto de ontem, então vai esta foto do ensaio da orquestra, com a regência de Osvaldo Ferreira. Ele que é o diretor musical da parte de “música erudita” (ô nominho complicado) e que dirigiu ontem a orquestra de alunos (e alguns professores dando uma força)…
-
Alexandre Brasolim e a Orquestra de Câmara de Curitiba: Karayev, Brasolim, Copland e Janácek
Foto de Luis Cequinel (clique para ver no Flickr da Fundação Cultural de Curitiba) O concerto de ontem foi uma grande descoberta. A descoberta de Alexandre Brasolim como maestro e como compositor. Talvez não devesse ser surpresa para ninguém, afinal já estamos acostumado a vê-lo como violonista da OSP, e seus arranjos já impressionam o…