Tag: música e política

  • Livro Música, Cultura e Sociedade

    Acaba de ser lançando o livro Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno, do qual sou o organizador. O livro reúne textos de professores que integram o Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade da UNESPAR, além de autores convidados de outras instituições que têm pesquisas que interseccionam com as nossas em temáticas ou…

  • A abertura da Oficina de Música 2014

    No último domingo o Guairão sediou a cerimônia de abertura da 32ª Oficina de Música de Curitiba. Primeiro aconteceu a cerimônia com as autoridades, depois o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba. Na parte das autoridades, algumas coisas muito interessantes mostram que a coisa pode estar no caminho certo, enquanto outras coisas mostram que muito…

  • “Confusão ao invés de música”: o ataque do Pravda a Shostakovich

    Uma das maiores polêmicas da história da música foi o ataque do Pravda a Shostakovich. A seguir, alguns trechos do famoso editorial que iniciou a condenação do compositor pelo regime stalinista. O que vem citado a seguir são trechos mencionados no livro de Victor Seroff, publicado nos EUA em 1943. A tradução brasileira foi feita por…

  • Meu discurso como professor homenageado dos formandos 2012 de música da FAP

    Caros alunos formandos, pais, colegas professores, agentes universitários, É uma grande alegria e um grande orgulho ser homenageado. Afinal, o professor universitário está numa posição de provocar o desconforto intelectual necessário ao desenvolvimento do conhecimento. Se pude fazer isso e ainda estar aqui discursando foi devido a uma grande generosidade dos alunos. Mesmo sendo músicos…

  • Primeiros eventos do Grupo de Pesquisa em Música, História e Política

    O Grupo de Pesquisa em Música, História e Política existe desde 2011, e está na plataforma do CNPQ (veja a página aqui). Mas ano passado o grupo deu seus primeiros passos ainda tímidos, organizou algumas palestras meio informais (mas de altíssima qualidade). Agora em 2012 o negócio está engrenando pra valer. O Grupo propôs seu…

  • Idelber Avelar: Sepultura e a codificação do nacional no Heavy Metal brasileiro

    O texto é um dos ensaios que compõe o livro Figuras da violência: ensaios sobre narrativa, ética e música popular, recém-lançado pela Coleção Humanitas da Editora UFMG. (Veja a página do livro no site da editora.) Eu assisti uma apresentação de trabalho do Idelber no Congresso da IASPM em 2004, no Rio de Janeiro, que…