Tag: Camerata Antiqua de Curitiba

  • Meus textos de 2019 – parte 1

    Vou indicar aqui os links para os textos que publiquei por este ano, até a data deste post. O que sair depois indico em nova postagem posterior. Começo por um texto que na verdade foi oficialmente publicado em 2018, mas só ficou disponível pra valer em 2019: Artigo “Música contemporânea em Curitiba: um ensaio histórico”,…

  • Sobre a programação da Camerata – meu primeiro texto no Plural

    Quem é de Curitiba já sabe que a escassez de imprensa decente na cidade reduziu bastante com o lançamento do Plural. Eu comecei a colaborar com o site, e meu primeiro texto saiu esses dias. É sobre a programação de 2019 da Camerata Antiqua de Curitiba. Quando peguei o folheto com a programação, que saiu…

  • Vídeo da minha palestra

    Nos últimos anos os concertos da Camerata Antiqua de Curitiba tem sido precedidos de palestras explicativas. Em 2016 começou um formato em que as palestras pré-concerto passaram a ser gravadas e apresentadas em vídeo. Eu fui um dos palestrantes. Procurei o vídeo no canal da Fundação Cultural de Curitiba, mas todos tinham sido retirados do…

  • José Penalva (1924-2002)

    Este post é uma apresentação de José Penalva (1924-2002), o maestro e compositor campinense que fez sua carreira em Curitiba, também padre e teólogo claretiano. As informações aqui contidas são sintetizadas a partir do livro José Penalva: uma vida com a batina e a batuta, de Silvana Bojanoski e Elizabeth Seraphim Prosser (Curitiba: Editora Unificado,…

  • Emmanuelle Baldini e a Camerata Antiqua de Curitiba: O Messias de Haendel

    A Camerata Antiqua de Curitiba fez seu concerto de encerramento de 2015 regida por Emmanuelle Baldini apresentando O Messias de Haendel. O Messias de Haendel Uma das obras mais famosas da história da música, o Oratório do compositor alemão radicado em Londres estreou em 1741 e desde então vem sendo constante sucesso onde é apresentado.…

  • Camerata tocará Stravinski, Antheil e Adams

    Este ano de 2014 a Camerata está com uma programação deveras interessante, que pode ser conferida aqui. Lamento que seja justo num ano tão corrido pra mim, o que me fez não comentar a programação aqui no blog como gosto de fazer (ao final do texto os links para comentários que fiz sobre a programação…

  • A abertura da Oficina de Música 2014

    No último domingo o Guairão sediou a cerimônia de abertura da 32ª Oficina de Música de Curitiba. Primeiro aconteceu a cerimônia com as autoridades, depois o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba. Na parte das autoridades, algumas coisas muito interessantes mostram que a coisa pode estar no caminho certo, enquanto outras coisas mostram que muito…

  • O concerto de abertura da 31ª Oficina de Música de Curitiba

    Ontem começou oficialmente a 31ª Oficina de Música de Curitiba, com direito a discurso do prefeito e, é claro, um concerto de abertura. (Foto de Alice Rodrigues, no Flickr da FCC – clique que amplia) Nas solenidades estiveram presentes este batalhão de autoridades aí da foto: o prefeito Gustavo Fruet (PDT), sua vice Miriam Gonçalves…