Tag: PT

  • Sobre esquerda e direita, a propósito dos protestos na Venezuela

    Tô escrevendo este post por causa da reação de uns amigos quando compartilhei no facebook este texto do Vargas Llosa sobre os protestos na Venezuela. São amigos pelos quais tenho profundo respeito como intelectuais, o que significa que vale a pena elaborar melhor algum raciocínio sobre o assunto, porque acho que a discussão pode ser…

  • Tuitando sobre as eleições de ontem

    Eu devia escrever um post aqui sobre os resultados das eleições de ontem. Mas o caso é que fiquei tuitando, e a maior parte do que eu poderia/deveria dizer já disse lá. Então, vou aproveitar que agora o wordpress tem uma ferramenta legal para incorporar os tuítes e vou trazer pra cá a conversa. Comecei…

  • São Paulo não quer José Serra: considerações sobre o Datafolha de 28 de agosto

    Ainda é cedo para fazer afirmações sobre o resultado das eleições que acontecerão em outubro. Mas as pesquisas já indicam uma tendência bem clara para São Paulo. O Datafolha disponibiliza relatórios completos de suas pesquisas, com uma montanha de informações segmentadas. Uma análise detalhada desses dados se faz necessária quando se quer entender o cenário,…

  • Sobre a “lei anti baixaria”

    Esse nome é muito infeliz e impreciso. Vem sendo muito mencionado a partir da aprovação do Projeto de Lei 19.237 pela Assembléia Legislativa da Bahia – autoria da deputada Luiza Maia (PT). Não encontro o texto do PL no sítio da AL-BA, mas as notícias dão conta de que a nova lei, que ainda precisa…

  • Leituras da semana

    No Escreva, Lola, escreva um texto fundamental a respeito da questão do julgamento do assassino de Eloá. A autora chama nossa atenção para o fato de que o assassinato não foi um caso isolado, nem individual. Homens assassinando as mulheres que eles dizem amar é um crime cotidiano, e revela o profundo machismo que grassa…

  • 32 Anos do PT: são para comemorar ou para se preocupar?

    O vídeo acima insiste nas virtudes do PT, comete o exagero de todo o marketing político de atribuir a si próprio todas as virtudes e afastar todos os defeitos. Grande parte do que eles dizem ali é bem verdade. Mas só dizem a parte boa dela. Acho que já passamos da fase das comemorações pelas…