Tag: modernismo

  • Stravinski da vanguarda ao neoclassicismo

    Este texto é material para uma aula da disciplina de História da Música V da UNESPAR. Vamos estudar sobre Igor Stravinski (1882-1971), sua formação como compositor, início da carreira e principais inovações que trouxe ao repertório da música de concerto. Especialmente, vamos estudar sobre as rupturas provocadas pelo balé Sagração da primavera, de 1913, e…

  • Palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico

    Próxima terça, dia 23 de outubro de 2018, farei palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança. O quê Palestra sobre o livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança, recém…

  • A formação de um compositor sinfônico: lançamento do meu livro

    Amanhã, dia 14 de setembro de 2018, estarei em São Paulo para o lançamento do meu livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança. O livro está sendo publicado pela Editora Alameda e pela FAPESP. Integra a coleção História e Música nas Américas organizada pela…

  • O concerto de Luciano Lima

    No dia 16 de março de 2017, quinta-feira, aconteceu no SESC Paço da Liberdade, em Curitiba, o concerto de Luciano Lima. Foram tocadas, ao violão, obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth, Camargo Guarnieri, Lorenzo Fernandez, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda, além de composições do próprio Luciano Lima. Com exceção de uma peça de Radamés Gnattali…

  • A importância das orquestras e sua manutenção

    O tema das orquestras e da música sinfônica tem sido uma constante nos meus escritos. Mas resolvei escrever este texto sobre a importância das orquestras e sua manutenção a partir de um texto do Augusto Maurer no blog Impromptu. Augusto é meu amigo nas redes sociais, músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, até onde…

  • Livro Música, Cultura e Sociedade

    Acaba de ser lançando o livro Música, cultura e sociedade: dilemas do moderno, do qual sou o organizador. O livro reúne textos de professores que integram o Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade da UNESPAR, além de autores convidados de outras instituições que têm pesquisas que interseccionam com as nossas em temáticas ou…

  • Jorge Amado: Seara vermelha (1946)

    O romance Seara vermelha foi publicado por Jorge Amado em 1946. Segundo a lista de publicações que consta no verbete da Wikipedia em português, foi o 13º livro do autor, e o 10º romance. A edição que li é da coleção das obras completas que está sendo publicada agora pela Editora Cia. das Letras. Comprei…

  • Ensaio sobre a música brasileira, de Mário de Andrade, abre o Ciclo de Leituras

    Esta semana começa o Ciclo de Leituras em Música, Cultura e Sociedade 2015, promovido pelo nosso Grupo de Pesquisa. E o primeiro evento do Ciclo será com minha conferência sobre o Ensaio sobre a música brasileira, livro publicado por Mário de Andrade em 1928, e considerado por Arnaldo Contier a “bíblia” dos compositores brasileiros. O…