Tag: mídias

  • O blog História Cultural será descontinuado

    Como parte de um grande processo de reestruturação do jornal Gazeta do Povo, alguns blogs serão desativados, inclusive o blog História Cultural, que mantive lá com postagens esporádicas entre 2011 e 2015. A reestruturação do jornal já vem acontecendo desde o início do ano, com a troca da direção de redação (saiu a Maria Sandra…

  • Valsa venezuelana de Antonio Lauro por Yamandu e Paulo Moura

    Isso não é um post. É só uma experiência com o código de encapsulamento do Spotify. Aproveitem para ouvir a sonzeira: Valsa venezuelana de Antonio Lauro, por Yamandu e Paulo Moura!

  • Capas da Revista da Música Popular (1954-56): um panteão da música brasileira

    Acredito que nas capas da Revista da Música Popular, que circulou entre 1954 e 1956, num total de 14 números, estabeleceu-se quase que um consenso em torno de um panteão do que seria visto como a tradição da Música Popular Brasileira, a “linha evolutiva” a ser retomada pelos movimentos dos anos 60, etc. As imagens…

  • Umas questões sobre o futuro do jornalismo

    Faz tempo que o futuro dos jornais e do jornalismo entrou em questão por conta da concorrência da internet como fonte de notícias. (Isso é outro assunto, mas me ocorre agora – em épocas passadas os jornais impressos receberam concorrência de novas mídias como rádio (anos 1930) e TV (anos 1950) sem que tenha sido…

  • Os blogs da Gazeta e o História Cultural

    Em agosto de 2011 eu pus na ativa o blog História Cultural no portal de blogs da Gazeta do Povo. Ele surgiu a partir de um convite da Maria Sandra Gonçalves, diretora de redação do jornal. A Gazeta já tinha um ótimo portal de blogs, e desde então ele veio crescendo. Pela minha preferência como…

  • Luis Fernando Veríssimo: Jazz – uma edição Kindle

    O livro só tem em Kindle (que eu leio no PC, por enquanto). É parte da coleção Foglio, que a Editora Objetiva planejou para entrar nos domínios do livro eletrônico com um produto mais direcionado. Pelo menos é o que disse o Arthur Dapieve, diretor da coleção, numa entrevista que ouvi na CBN uns dias…