Tag: literatura de língua inglesa

  • Jane Austen: Razão e sentimento

      Este foi o primeiro livro publicado de Jane Austen. Enquanto Razão e sentimento saía impresso – e vendia bem, A abadia de Northanger estava no escritório de um editor que comprara os direitos por 10 Libras mas passados vários anos não tinha publicado. O inesperado sucesso financeiro de seu primeiro livro publicado (rendeu 140…

  • Jane Austen: A abadia de Northanger

    Jane Austen: A abadia de Northanger

    Primeiro eu comprei uma “caixa especial” de Jane Austen, numa super promoção da Amazon. Depois eu vi o Thomas Piketty dizendo no começo do seu livro que os economistas do século XIX não tinham bons dados para fazer análises consistentes, e que alguns romancistas forneciam melhor panorama da questão da riqueza patrimonial, citando principalmente Jane…

  • Tennessee Williams: Um bonde chamado desejo

    Parece que Um bonde chamado desejo é um dos grandes clássicos da literatura e da dramaturgia norte-americanas. É realmente um grande texto de Tenessee Williams, com dois personagens muito fortes: Blanche DuBois, uma herdeira arruinada de proprietários do Mississipi e Stanley Kowalski, um filho de imigrantes poloneses veterano da guerra e que agora trabalha em…

  • Robert Darnton: a questão dos livros

    Robert Darnton: A questão dos livros. O livro foi o penúltimo trabalho publicado no Brasil deste que é um dos maiores historiadores norte-americanos. Com vários trabalhos de pesquisa dedicado aos livros, e tendo atuado como jornalista, editor, diretor de bibliotecas e coordenador de projetos editoriais, Darnton tornou-se um observador privilegiado para tratar da questão do…

  • John Steinbeck: A pérola

    Foi meu primeiro Steinbeck, que me animou a explorar mais esta obra magistral. Ideal para começar com a obra do escritor, por que é um livro curto, desses de ler numa sentada. A narrativa assume uma linguagem deveras cinematográfica, e, aliás, não duvido que ele seja o que da literatura mais influenciou o desenvolvimento de…

  • Charles Dickens: 200 anos

    Esses dias se comemorou os 200 anos de nascimento de um dos maiores escritores da língua inglesa (alguns falam em maior depois de Shakespeare) e um dos mais importantes da literatura moderna. O programa Espaço Aberto Literatura da Globo News fez um interessante documentário sobre o escritor, cujo vídeo está aqui. Na Gazeta do Povo…