Tag: história do Brasil

  • Eduardo Jardim: Eu sou trezentos – Mário de Andrade, vida e obra

    um dos principais estudiosos do pensamento de Mário de Andrade lançou um livro importante. Aproveitando a memória dos 70 anos da morte do escritor, o livro saiu no fim de 2015. Trata-se do livro de Eduardo Jardim, Eu sou trezentos: Mário de Andrade, vida e obra. Antes de analisar a obra, podemos dizer que ao…

  • Material de uma aula sobre canção engajada

    Esses dias tivemos uma aula sobre Canção Engajada. Foi um assunto que tratamos tanto na turma de História da Música Brasileira do curso de Licenciatura em Música quanto na turma de História da Música IV do curso de Bacharelado em Música Popular. O termo Canção Engajada é o que prefiro, embora se use também falar…

  • Jorge Amado: Seara vermelha (1946)

    O romance Seara vermelha foi publicado por Jorge Amado em 1946. Segundo a lista de publicações que consta no verbete da Wikipedia em português, foi o 13º livro do autor, e o 10º romance. A edição que li é da coleção das obras completas que está sendo publicada agora pela Editora Cia. das Letras. Comprei…

  • Os posts de 2015 do blog História Cultural

    Mais abaixo, vou deixar os links dos melhores posts de 2015 do blog História Cultural. Nestes posts eu fiz comentários ou resenhas de livros, filmes, concertos ou eventos acadêmicos. Tempos atrás eu contei aqui nesta página sobre o descontinuamento do blog História Cultural. Eu editei o blog entre 2011 e 2015 no portal da Gazeta…

  • História da Música Brasileira – aulas 10, 11 e 12

    Como se vê, o blog anda com dificuldade de manter a sequência de posts sobre os temas das aulas. Até o momento, já postamos conteúdo sobre duas aulas: Aula 01 – Apresentação da metodologia e plano de ensino Aula 02 – Música nos primeiros séculos de colonização na América Portuguesa Além disso, tivemos aulas que…

  • História da Música Brasileira – aula 02

    Dando sequência aos posts que pretendem organizar o material da disciplina, seguimos com História da Música Brasileira – aula 02. A aula 01 foi uma apresentação da disciplina. Tem um post específico sobre ela: História da Música Brasileira – aula 01 O tema desta segunda aula é a música nos primeiros séculos da colonização portuguesa…

  • Capas da Revista da Música Popular (1954-56): um panteão da música brasileira

    Acredito que nas capas da Revista da Música Popular, que circulou entre 1954 e 1956, num total de 14 números, estabeleceu-se quase que um consenso em torno de um panteão do que seria visto como a tradição da Música Popular Brasileira, a “linha evolutiva” a ser retomada pelos movimentos dos anos 60, etc. As imagens…

  • Começou o Brasileirão 2014, não se sabe com que times

    Começou o Brasileirão 2014, não se sabe com que times

    No fim de semana começou o Brasileirão 2014. Eu tenho blog desde o fim de 2007, e todos os anos depois disso eu sempre fiz post falando sobre o campeonato, os times, as chances, as expectativas. Também dava meus palpites e fazia previsões infalíveis, que invariavelmente nunca se confirmavam ao final do certame. (Ao final…