Tag: economia

  • Os posts de 2015 do blog História Cultural

    Mais abaixo, vou deixar os links dos melhores posts de 2015 do blog História Cultural. Nestes posts eu fiz comentários ou resenhas de livros, filmes, concertos ou eventos acadêmicos. Tempos atrás eu contei aqui nesta página sobre o descontinuamento do blog História Cultural. Eu editei o blog entre 2011 e 2015 no portal da Gazeta…

  • O blog História Cultural será descontinuado

    Como parte de um grande processo de reestruturação do jornal Gazeta do Povo, alguns blogs serão desativados, inclusive o blog História Cultural, que mantive lá com postagens esporádicas entre 2011 e 2015. A reestruturação do jornal já vem acontecendo desde o início do ano, com a troca da direção de redação (saiu a Maria Sandra…

  • FAP está com atividades acadêmicas paralisadas

    A FAP está com as atividades acadêmicas paralisadas. Tem tanto assunto bom pra eu escrever aqui e eu não tenho tempo. E acabo tendo que vir falar de uma desgraça dessas. Lamentável. Desde a última quarta-feira, dia 9 de dezembro, as empresas terceirizadas suspenderam os serviços que prestam ao Campus de Curitiba II da UNESPAR…

  • Sobre esquerda e direita, a propósito dos protestos na Venezuela

    Tô escrevendo este post por causa da reação de uns amigos quando compartilhei no facebook este texto do Vargas Llosa sobre os protestos na Venezuela. São amigos pelos quais tenho profundo respeito como intelectuais, o que significa que vale a pena elaborar melhor algum raciocínio sobre o assunto, porque acho que a discussão pode ser…

  • Os projetos da área de música no edital do Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba

    Acabou de sair a convocação dos responsáveis pelos projetos aprovados no edital de 2012 do Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba. Está aqui. Eu tive o desprazer de fazer parte da subcomissão de música. Desprazer não pelos projetos a serem avaliados, via de regra com uma qualidade e nível de profissionalismo que não deixam dúvidas.…

  • Meu discurso como professor homenageado dos formandos 2012 de música da FAP

    Caros alunos formandos, pais, colegas professores, agentes universitários, É uma grande alegria e um grande orgulho ser homenageado. Afinal, o professor universitário está numa posição de provocar o desconforto intelectual necessário ao desenvolvimento do conhecimento. Se pude fazer isso e ainda estar aqui discursando foi devido a uma grande generosidade dos alunos. Mesmo sendo músicos…

  • A carreira de professor, a greve nas federais e o gargalo da educação no Brasil

    Eu gostaria de escrever um texto mais profundo sobre esse assunto, mas no momento não tenho tempo. Enquanto não faço isso, alguns comentários rápidos e alguns links para ajudar a pensar o caso todo. Vladimir Safatle escreveu em sua coluna na Carta Capital que não são os 10% que quebrarão o país: http://www.cartacapital.com.br/politica/o-que-quebrara-o-pais/?autor=961 Se entendi…

  • Brasil bem na fita

    Dani Rodrik, professor de Harvard, escreveu um artigo em que aponta Brasil, Índia e Coréia do Sul como países que estão em confortável posição relativa, num mundo onde as perspectivas de crescimento econômico são sombrias. As três qualidades que estes países reúnem, são as que o professor considera estratégicas na conjuntura atual e dos próximos anos:…