Tag: compositores

  • Materiais de aula que postei em 2020

    Em 2020 o mundo foi surpreendido pela pandemia de COVID-19. As escolas e universidades foram um dos setores mais afetados pelo isolamento social. Como professor da UNESPAR, assim como meus colegas, me vi na dificuldade de como manter as disciplinas funcionando sem a possibilidade das aulas presenciais. Para 2022 a UNESPAR já aprovou o retorno…

  • Ensamble Móbile faz hoje 5 estreias no SiMN

    Hoje, penúltimo dia do Simpósio Internacional de Música Nova 2016, o SiMN, teremos o concerto do Ensamble Móbile, com 5 estreias. O concerto acontece às 20:00 horas no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, e às 19:30 eu farei uma palestra/pre-concert talk. No repertório do concerto, teremos 4 obras encomendadas para o SiMN, e mais uma…

  • Começa hoje o Simpósio Internacional de Música Nova 2016

    Daqui a pouco (19:00 de hoje, 11 de setembro) ocorre a cerimônia de abertura do Simpósio Internacional de Música Nova 2016, o terceiro SiMN. O SiMN é promovido pelo Núcleo Música Nova – Grupo de Pesquisa em Música Contemporânea da UNESPAR, dirigido pelo professor Felipe Ribeiro. Logo após a cerimônia acontece o concerto com difusão…

  • Sobre modernismo musical nos Estados Unidos

    Modernismo musical nos Estados Unidos foi o tema da última aula de História da Música IV, que ministro no Campus de Curitiba II da UNESPAR – FAP. Na verdade o tema mais geral foi música de concerto nos EUA na primeira metade do século XX, e envolveu dois pontos principais: modernismo e vanguarda nos EUA…

  • História da Música IV – aula 02 (2016)

    Dando sequência às minhas resoluções de ano novo, pretendo continuar postando textos de apoio às aulas das disciplinas que estou ministrando em 2016. Outro dia postei aqui alguns assuntos sobre a primeira aula de História da Música Brasileira, hoje coloco informações sobre a segunda aula de História da Música IV. A primeira aula da disciplina…

  • A programação 2016 do Teatro Municipal de São Paulo

    A programação 2016 do Teatro Municipal de São Paulo já foi divulgada. Faço neste post um comentário do ponto de vista de quem mora fora da cidade. O Teatro Municipal é certamente um dos palcos mais importantes de uma das cidades mais importantes do mundo. No hemisfério sul do globo, provavelmente São Paulo só é…

  • Perdemos Gilberto Mendes e Pierre Boulez

    Morreram Gilberto Mendes e Pierre Boulez. Se aqui no Brasil nós tendemos a achar que 2015 foi um ano catastrófico, 2016 já mostrou a que veio. Com diferença de apenas alguns dias, a primeira semana do ano já levou os dois maiores músicos da segunda metade do século passado – um líder estético no mundo…

  • Bate-papo com Edino Krieger e Gilberto Mendes no FMCB

    Começou o 2º Festival de Música Contemporânea Brasileira, em Campinas. O Festival é dedicado aos dois mais importantes compositores brasileiros vivos: Edino Krieger e Gilberto Mendes. E o festival começou da melhor forma que poderia. Um concerto com obras dos compositores, e depois um bate papo de ambos com a plateia. Quem viu Edino Krieger…