Página com links para os trabalhos de orientandas e orientandos. Aqui estão apenas os trabalhos disponíveis online. Para outros trabalhos mais antigos e maiores detalhes, consultar o currículo Lattes.
A ordem de apresentação é com os mais recentes primeiro, separadas em seções por tipo de trabalho (Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Artigos e Trabalhos em Anais, TCCs):
Teses de Doutorado
Murilo Prado Cleto. Novas direitas, memória e revisionismo: como a Brasil Paralelo contou a história do Regime Militar. Tese de Doutorado, PPGHIS-UFPR, 2024. Disponível aqui.
Icaro Bittencourt. Como fazer música independente no Brasil: produção musical, arte e política na trajetória de Francisco Mário (1978-1988). Tese de Doutorado, PPGHIS-UFPR, 2022. Disponível aqui.
Dissertações de Mestrado
Diego Wandal dos Santos. Diplomacia cultural em Luiz Heitor Correa de Azevedo. Dissertação de Mestrado, PPGMUS-UNESPAR, 2024. Disponível aqui.
Renata Letícia Marques. O trabalho de Lúcio Rangel na imprensa: os textos para a revista Manchete (1953-1957). Dissertação de Mestrado, PPGMUS-UNESPAR, 2023. Disponível aqui.
Thiago de Oliveira Santiago. O jazz do cidadão de arco e flecha : música e cultura em Belém (1921-1932). Dissertação de Mestrado, PPGHIS-UFPR, 2023. Disponível aqui.
Erica Santana dos Passos. Mário de Andrade e seu legado para uma arte integrada na educação a partir da infância. Dissertação de Mestrado, PPGMUS-UNESPAR, 2022. Disponível aqui.
Rafael Antunes de Freitas. A invenção da música nordestina: Luiz Gonzaga em seus primeiros 13 anos de carreira (1941-1954). Dissertação de Mestrado, PPGMUS-UNESPAR, 2022. Disponível aqui.
Camila Quadros. “Minha alma é livre, o berimbau me libertou”: história e capoeira, um estudo a partir das suas canções. Dissertação de Mestrado, PPGHIS-UFPR, 2021. Disponível aqui.
Clara Jansson Barros. Revista Louvor e canção engajada: tradição e modernidade nas práticas musicais de protestantes brasileiros na década de 1970. Dissertação de Mestrado, PPGMUS-UNESPAR, 2021. Disponível aqui.
Amanda Ribeiro Coutinho. Richard Wagner compositor, escritor e nacionalista: o projeto de construção de uma obra de arte alemã (1834-1871). Dissertação de Mestrado, PPGHIS-UFPR, 2019. Disponível aqui.
Vagner Santana de Melo. Literaturas marginal e periférica (2000-2007): memória e testemunho na (re)configuração da comunidade nacional. Dissertação de Mestrado, PPGHIS-UFPR, 2019. Disponível aqui.
Thayla Walzburger Mello. Os sons da dissonância: a arte do protesto nas músicas de Raul Seixas e Secos & Molhados em tempos de autoritarismo (1973-74). Dissertação de Mestrado, PPGHIS-UFPR, 2018. Disponível aqui.
Luana Hauptman Cardoso de Oliveira. Embates pela arte paranaense: Adalice Araújo entre a crítica jornalística e a direção do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (1986 a 1988). Dissertação de Mestrado, PPGHIS-UFPR, 2018. Disponível aqui.
Artigos e Trabalhos em Anais
Anais dos Encontros Anuais de Iniciação Científica da UNESPAR (EAIC)
Rafael Hoff Magalhães. “Música n’O Pasquim – 1970: Luís Carlos Maciel e a coluna Underground”. in Anais do VIII Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2022. p. 988-996. (pdf completo dos Anais disponível aqui)
Stela Perdiz de Jesus. “Aspectos econômicos da música em debate na revista Fundamentos nas décadas de 1940 e 1950.” in Anais do VI Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2020. p. 1615-1624. (pdf completo dos Anais ver link das referências abaixo)
Renata Leticia Marques. “O crítico Lúcio Rangel e seus textos sobre Carmen Miranda para a revista Manchete.” in Anais do VI Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2020. p. 1584-1599. (pdf completo dos Anais ver link das referências abaixo)
Diego Wandal dos Santos. “Luiz Heitor nos EUA e o projeto de gravação de música folclórica brasileira nas páginas da revista Cultura Política.” Anais do VI Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2020. p. 1377-1385. (pdf completo dos Anais ver link da referência abaixo)
Caio Felipe Egg. “O crítico argentino Nestor Oderigo e o jazz na Revista da Música Popular.” in Anais do VI Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2020. p. 1368-1376. (pdf completo dos Anais disponível aqui)
Renata Letícia Marques. “Textos de crítica de Mário de Andrade para o Diário Nacional em 1932: uma discussão sobre personagens esquecidos na história da música brasileira.” in Anais do V Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2019. p. 906-916. (pdf completo dos Anais ver link da referência abaixo)
Erica Santana dos Passos. “Mário de Andrade e o papel social da educação musical em seus textos para o jornal Diário Nacional“. in Anais do V Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2019. p. 718-727. (pdf completo dos Anais disponível aqui)
Marco Antonio dos Santos Pereira. “Orquestras da São Paulo de 1930 na visão de Mário de Andrade”. [resumo] in Anais do IV Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2018. p. 248. (pdf completo dos Anais disponível aqui)
Renan Alfredo de Medeiros D’Ávila. “Mário de Andrade: temas das críticas no Diário Nacional em 1927 e o Ensaio sobre a música brasileira (1928)” in Anais do II Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR, 2016. p. 418-426. (pdf completo dos Anais disponível aqui)
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Gabriela de Araújo Guilgen. Mulheres no cenário do Metal Extremo no Brasil. TCC, curso de Bacharelado em Música Popular, UNESPAR – Campus de Curitiba II, 2021. (disponível aqui)