Tag: programação cultural

  • Sobre a programação da Camerata – meu primeiro texto no Plural

    Quem é de Curitiba já sabe que a escassez de imprensa decente na cidade reduziu bastante com o lançamento do Plural. Eu comecei a colaborar com o site, e meu primeiro texto saiu esses dias. É sobre a programação de 2019 da Camerata Antiqua de Curitiba. Quando peguei o folheto com a programação, que saiu…

  • Janeiro sem Oficina de Música

    Sem Oficina de Música, este janeiro foi o pior de Curitiba nos últimos 36 anos. Praticamente toda minha vida desde que me entendo por gente. Em 1982 começou a primeira Oficina de Música, no Solar do Barão. Até 2016, quando foi realizada a última edição, foram 36 edições com cursos de férias com professores e…

  • Vídeo da minha palestra

    Nos últimos anos os concertos da Camerata Antiqua de Curitiba tem sido precedidos de palestras explicativas. Em 2016 começou um formato em que as palestras pré-concerto passaram a ser gravadas e apresentadas em vídeo. Eu fui um dos palestrantes. Procurei o vídeo no canal da Fundação Cultural de Curitiba, mas todos tinham sido retirados do…

  • Ensamble Móbile faz hoje 5 estreias no SiMN

    Hoje, penúltimo dia do Simpósio Internacional de Música Nova 2016, o SiMN, teremos o concerto do Ensamble Móbile, com 5 estreias. O concerto acontece às 20:00 horas no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, e às 19:30 eu farei uma palestra/pre-concert talk. No repertório do concerto, teremos 4 obras encomendadas para o SiMN, e mais uma…

  • Começa hoje o Simpósio Internacional de Música Nova 2016

    Daqui a pouco (19:00 de hoje, 11 de setembro) ocorre a cerimônia de abertura do Simpósio Internacional de Música Nova 2016, o terceiro SiMN. O SiMN é promovido pelo Núcleo Música Nova – Grupo de Pesquisa em Música Contemporânea da UNESPAR, dirigido pelo professor Felipe Ribeiro. Logo após a cerimônia acontece o concerto com difusão…

  • A programação 2016 do Teatro Municipal de São Paulo

    A programação 2016 do Teatro Municipal de São Paulo já foi divulgada. Faço neste post um comentário do ponto de vista de quem mora fora da cidade. O Teatro Municipal é certamente um dos palcos mais importantes de uma das cidades mais importantes do mundo. No hemisfério sul do globo, provavelmente São Paulo só é…

  • Bate-papo com Edino Krieger e Gilberto Mendes no FMCB

    Começou o 2º Festival de Música Contemporânea Brasileira, em Campinas. O Festival é dedicado aos dois mais importantes compositores brasileiros vivos: Edino Krieger e Gilberto Mendes. E o festival começou da melhor forma que poderia. Um concerto com obras dos compositores, e depois um bate papo de ambos com a plateia. Quem viu Edino Krieger…

  • Camerata tocará Stravinski, Antheil e Adams

    Este ano de 2014 a Camerata está com uma programação deveras interessante, que pode ser conferida aqui. Lamento que seja justo num ano tão corrido pra mim, o que me fez não comentar a programação aqui no blog como gosto de fazer (ao final do texto os links para comentários que fiz sobre a programação…