Tag: políticas públicas

  • A importância das orquestras e sua manutenção

    O tema das orquestras e da música sinfônica tem sido uma constante nos meus escritos. Mas resolvei escrever este texto sobre a importância das orquestras e sua manutenção a partir de um texto do Augusto Maurer no blog Impromptu. Augusto é meu amigo nas redes sociais, músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, até onde…

  • UNESPAR entra em greve segunda

    A UNESPAR entra em greve segunda, dia 17 de outubro, conforme decidido em Assembleia do SINDUNESPAR realizada dia 13. Com os professores reunidos simultaneamente nos 5 municípios onde os docentes são representados pelo SINDUNESPAR, o apoio à greve foi decidido com ampla maioria em todos os campi (me parece que a exceção foi o de…

  • FAP está com atividades acadêmicas paralisadas

    A FAP está com as atividades acadêmicas paralisadas. Tem tanto assunto bom pra eu escrever aqui e eu não tenho tempo. E acabo tendo que vir falar de uma desgraça dessas. Lamentável. Desde a última quarta-feira, dia 9 de dezembro, as empresas terceirizadas suspenderam os serviços que prestam ao Campus de Curitiba II da UNESPAR…

  • O concerto de encerramento da 32ª Oficina de Música

    Ainda não colocaram no Flickr da FCC as fotos do concerto de ontem, então vai esta foto do ensaio da orquestra, com a regência de Osvaldo Ferreira. Ele que é o diretor musical da parte de “música erudita” (ô nominho complicado) e que dirigiu ontem a orquestra de alunos (e alguns professores dando uma força)…

  • A abertura da Oficina de Música 2014

    No último domingo o Guairão sediou a cerimônia de abertura da 32ª Oficina de Música de Curitiba. Primeiro aconteceu a cerimônia com as autoridades, depois o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba. Na parte das autoridades, algumas coisas muito interessantes mostram que a coisa pode estar no caminho certo, enquanto outras coisas mostram que muito…

  • Depois de uma gestação de 12 anos, ontem nasceu a UNESPAR

    Desde 2001 o governo do Paraná vem lidando para resolver o problema das faculdades “isoladas”, ou seja, aquelas que não pertencem a nenhuma universidade. O assunto envolve Ensino Superior, Pesquisa e desenvolvimento regional, uma vez que as “isoladas” estavam distribuídas por Curitiba, Paranaguá, União da Vitória, Campo Mourão, Apucarana e Paranavaí e, através destas posições…

  • O Centro de Convenções de Curitiba resolve o problema da Orquestra Sinfônica do Paraná?

    Matéria de ontem na Gazeta do Povo informou que o Governo do Paraná vai transformar o Centro de Convenções de Curitiba na nova casa da Orquestra Sinfônica do Paraná. Pelo que deu pra entender da matéria, parece que o governo do estado anunciou o remendo como se fosse uma grande solução. Não é não. Na…

  • Os projetos da área de música no edital do Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba

    Acabou de sair a convocação dos responsáveis pelos projetos aprovados no edital de 2012 do Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba. Está aqui. Eu tive o desprazer de fazer parte da subcomissão de música. Desprazer não pelos projetos a serem avaliados, via de regra com uma qualidade e nível de profissionalismo que não deixam dúvidas.…