Tag: música antiga

  • A transição para a família dos violinos no século XVIII

    Esse post serve como material de referência para uma aula de história da música. Eu já tinha feito um texto com esta finalidade num blog antigo, e lá estão as principais coisas que eu queria dizer na aula: O violino barroco Mas o post foi feito em 2011, e já ficou desatualizado (vídeos indicados como…

  • Quando foi inventado o canto gregoriano?

    Esse é um tema que estou trabalhando nas aulas de História da Música. Antes de chegar no assunto “canto gregoriano”, um fator fundamental para pensar a produção musical da Idade Média, já passamos por outros assuntos que tem temas tratados aqui no blog: A música grega antiga Sobre a notação da música grega antiga Os…

  • Os cânticos dos cristãos nos primeiros séculos

    Ao tentarmos estudar sobre os cânticos dos cristãos nos primeiros séculos, fica patente que é muito difícil pesquisar sobre assuntos de história mais remota, especialmente quando são temas sobre os quais resta pouca documentação. O caso fica ainda mais complicado se envolver uma tradição religiosa que se consolidou como hegemônica em séculos posteriores, e que…

  • Sobre a notação da música grega antiga

    Aqui no blog tem outro texto sobre a música grega antiga, com algumas imagens e informações. Mas uma coisa que faltava falar melhor é sobre o sistema de notação da música grega. Restaram poucos fragmentos de música grega antiga em notação. E parece que o único documento completo encontrado (ao menos era isso até tempos…

  • A abertura da Oficina de Música 2014

    No último domingo o Guairão sediou a cerimônia de abertura da 32ª Oficina de Música de Curitiba. Primeiro aconteceu a cerimônia com as autoridades, depois o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba. Na parte das autoridades, algumas coisas muito interessantes mostram que a coisa pode estar no caminho certo, enquanto outras coisas mostram que muito…

  • Sobre a música de teclado no século XVII

    Um dos temas que estamos estudando nas aulas de História da Música é o surgimento de uma música instrumental autônoma, um processo longo, confuso e difícil de explicar com exatidão. Tenho dito nas aulas que antes do século XVI os instrumentos musicais são largamente utilizados, mas nunca com uma escrita específica. Ou seja, instrumentos musicais…

  • Sobre o surgimento da notação musical durante o período carolíngeo

    Continuo seguindo a pista do que é provalvemente a mais atual e completa história da música, por enquanto publicada apenas em inglês: The Oxford History of Western Music, de Richard Taruskin, livro do qual já me utilizei para escrever outro post: Quando começa a História da Música? (Isso está no primeiro volume, que existe em…

  • Quando começa a História da Música?

    Estou às voltas com uma dificuldade considerável em construir uma visão confiável de História da Música, uma disciplina que sofre dos problemas de ter se originado como “disciplina auxiliar” da crítica musical e do mercado de concertos. Como disciplina acessória, destinada a promover um panteão de heróis e gênios a ser admirado pelo público comprador…