Tag: Edino Krieger

  • José Penalva (1924-2002)

    Este post é uma apresentação de José Penalva (1924-2002), o maestro e compositor campinense que fez sua carreira em Curitiba, também padre e teólogo claretiano. As informações aqui contidas são sintetizadas a partir do livro José Penalva: uma vida com a batina e a batuta, de Silvana Bojanoski e Elizabeth Seraphim Prosser (Curitiba: Editora Unificado,…

  • Retrospectiva 2015: os concertos que assisti e os concertos que não assisti

    Assisti poucos concertos esse ano. Tempo escasso, dedicado principalmente aos compromissos familiares e profissionais. Entre os principais concertos que perdi, o que mais lamento foi não ter ido a nada da III Bienal Música Hoje. Ocorreu entre 14 e 22 de agosto, com uma programação interessantíssima. Também não assisti nada da Orquestra Sinfônica do Paraná.…

  • Edino Krieger: brasilidade e diversidade composicional – no 2º FMCB

    Quem lê esta página já viu alguma coisa sobre o II Festival de Música Contemporânea Brasileira, que aconteceu em Março no Instituto de Artes da UNICAMP. A organização foi da produtora Sintonize na Cultura, com direção artística de Thaís Nicolau. Eu estive lá como conferencista convidado, como vocês podem ver na foto. Minha fala foi…

  • Victor Hugo Toro e a Sinfônica de Campinas: o concerto de encerramento do FMCB

    Na noite do sábado 21 de março, assistimos  o concerto de encerramento do 2º Festival de Música Contemporânea Brasileira, executado por Victor Hugo Toro e a Sinfônica de Campinas no Teatro Municipal. No repertório, Sendas de outro um de Ernst Widmer, Concerto nº 1 para violino e orquestra de Camargo Guarnieri, e as obras dois…

  • Thiago Kreutz e a obra para violão de Edino Krieger

    Além da presença física dos dois maiores compositores brasileiros vivos, dialogando com o público do festival em grande demonstração de boa vontade (como contei aqui), o grande barato do Festival de Música Contemporânea Brasileira está sendo assistir às diversas apresentações musicais, com obras de Edino Krieger e Gilberto Mendes. Entre estas apresentações, uma das mais…

  • Bate-papo com Edino Krieger e Gilberto Mendes no FMCB

    Começou o 2º Festival de Música Contemporânea Brasileira, em Campinas. O Festival é dedicado aos dois mais importantes compositores brasileiros vivos: Edino Krieger e Gilberto Mendes. E o festival começou da melhor forma que poderia. Um concerto com obras dos compositores, e depois um bate papo de ambos com a plateia. Quem viu Edino Krieger…

  • Homenagem aos 85 anos de Edino Krieger: Osvaldo Ferreira e a Sinfônica do Paraná

    Edino Krieger é um dos mais importantes compositores brasileiros vivos. São pouquíssimos os que podem ser comparados à sua estatura no cenário musical nacional (penso apenas em Gilberto Mendes e Marlos Nobre, além do recém falecido Almeida Prado). Krieger completou 85 anos no último dia 17 de março (domingo passado), e recebeu merecida homenagem em…