Em primeiro lugar, é preciso que se diga que eu não entendo nada de música grega antiga. Mas é um assunto importante para a disciplina de História da Música, e vamos lá, pesquisando alguma coisa que a gente possa extrair alguma reflexão sobre o assunto.
Em primeiro lugar, o livro fundamental sobre o assunto, em português, é A música grega, de Theodore Reinach, sobre o qual escrevi uma resenha para o Amálgama, quando foi publicada a tradução em português. Além desse livro, tem alguns capítulos de O som e o sentido do José Miguel Wisnik. Eu lembro especialmente de um capítulo chamado “A música das esferas”, ou algo parecido. Tem lá uma síntese da bibliografia francesa sobre o assunto, e uma boa explicação sobre a teoria musical grega e a visão de mundo nela implicada.
Eu planejei mostrar alguns exemplos de audio nesta aula, e para isso usei este disco aqui, disponível para comprar em meio digital.
Entre outras coisas que andei fuçando, estão algumas imagens e vídeos, colocados abaixo:
[Krotala, um instrumento que seria próximo do que conhecemos como castanhola]
[Rhoptron, um instrumento mencionado por Plutarco, próximo do nosso pandeiro – neste vídeo, que eu saiba não há nada de música grega antiga]
[Aulos, um instrumento de palheta, o mais importante em uso pelos gregos antigos]
[Syrinx, outro importante instrumento, hoje chamado de “flauta pan”]
[Lyra, outro instrumento de larga importância, com vários tipos, tamanhos e número de cordas]
[Psalterion, outro instrumento de larga difusão]
[Não tem nada a ver com música grega antiga, mas é uma pesquisa interessante sobre o instrumento]
Comentários
2 respostas para “A música grega antiga”
[…] Música I, que pretende tratar de uma história da música que vá dos tempos antigos (comecei com a música grega antiga) até o surgimento da ópera barroca no século […]
[…] A música grega antiga […]