Palpites e previsões infalíveis para o Brasileirão 2012

OBS.: Se está procurando o texto sobre o Brasileirão 2013, está aqui:

Começou o Brasileirão 2013: situação dos times, favoritos e palpites infalíveis

Santos e Fluminense têm os melhores conjuntos. Pensando conjunto como a soma dos valores individuais, do conjunto do time e a qualidade do treinador.

Seriam os mais fortes candidatos ao título brasileiro, exceto pelo fato de que seu sucesso na Libertadores pode colocar o torneio nacional em segundo plano.

Num patamar logo abaixo, estão os times que tem grande conjunto exceto pelo treinador: eu ponho nesse grupo Internacional e São Paulo. Suspeito que são grandes as chances de ambos trocarem de técnico no meio da temporada, e passarem mais um ano rendendo bem abaixo do que a qualidade de seus jogadores permitiria supor. Mesmo assim, são fortes candidatos a ficar com vagas de Libertadores.

Mais abaixo vem aqueles times que correm por fora. Tem qualidades para entrarem na disputa, mas tem defeitos que fazem supor que as coisas podem não ir tão bem.

Vasco e Corinthians são times um tanto limitados, apesar de muito fortes no conjunto, e muito entrosados. Entretanto, boa parte do sucesso de ambos em 2011 veio da sua constância e da falta de vergonha em ganhar de 1×0 (segredo do Corinthians para ser campeão brasileiro) ou empatar todos os jogos fazendo mais gols fora de casa (segredo do Vasco para ser campeão da Copa do Brasil). Como ambos estão se desgastando em seu duelo particular na Libertadores, começam o Brasileirão já meio fora de foco: quem ganhar porque precisará se dedicar ao torneio continental, e quem perder porque precisará lamber as feridas.

O Palmeiras conseguiu construir um time bem mais consistente do que em 2011, e corre por fora para beliscar uma vaga de Libertadores. O mesmo se pode dizer do Grêmio. O Coritiba perdeu jogadores importantes, mas manteve uma certa base e conta com um elenco maior e mais diversificado – não deve sentir tanto o peso da grande quantidade de jogos. Seu desafio é mostrar que aprendeu a jogar fora de casa, porque foi o melhor mandante do Brasileirão 2011, mas ficou com um pífio 8º lugar.

O pelotão intermediário é composto daqueles que não tem condições de sonhar com nada mais ambicioso, mas também não devem ser cotados entre os arriscados ao rebaixamento. Tenho dúvidas se coloco aqui neste grupo o Figueirense, que foi o grande destaque em 2011, por tudo que conseguiu fazer sem o peso da camisa e sem toda a dinheirama investida pelos grandes. Pode repetir a boa atuação em 2012. A Ponte Preta é o único clube entre os que subiram da Série B que mantem um futebol em alto nível este ano. Pode aprontar alguma coisa.

Decrépitos são o Flamengo e o Botafogo (que além de tudo é o time mais endividado do país). O Atlético MG tem suas qualidades, e um bom técnico, mas não creio que tenha time nem para ficar entre os 8 primeiros. O mesmo se pode dizer do Bahia: tem um ótimo técnico e vai jogar um bom futebol, mas não tem bala na agulha para brigar com os grandes. Estes 4 clubes se ressentem da falta de uma qualidade básica para um campeonato de pontos corridos em 38 rodadas: regularidade e peças de reposição.

Sobram os sérios candidatos ao rebaixamento: o Cruzeiro já devia ter caído em 2011, só não o fez porque o BMG deu ordens claras para manter seus dois patrocinados na Série A. O Atlético GO parece ser outro vocacionado ao descenso. A Portuguesa não conseguiu se segurar nem na 1ª divisão do paulista. Sport e Náutico ainda estão longe das qualidades administrativas e financeiras necessárias para disputar a sério a 1ª divisão.

Arrisco até dar uma classificação da qualidade dos clubes neste ano, que vai ser mais ou menos o esqueleto da classificação, com algumas possíveis alterações (separo os times em blocos de equilíbrio técnico):

1º Santos

2º Fluminense

3º São Paulo

4º Internacional

5º Corinthians

6º Coritiba

7º Vasco

8º Palmeiras

9º Grêmio

10º Ponte Preta

11º Figueirense

12º Atlético MG

13º Botafogo

14º Bahia

15º Flamengo

16º Atlético GO

17º Cruzeiro

18º Sport

19º Náutico

20º Portuguesa

 

Principais craques em atividade: Neymar, Ganso, Fred, Deco, Thiago Neves, Oscar, Damião, Lucas, Luis Fabiano, Rafinha, Emerson, Dedé, André (devo estar esquecendo alguém).

P.S. Pela primeira vez na história recente o Campeonato Brasileiro é um espetáculo que quase se sustenta, e os clubes não estão vivendo da venda de jogadores. Apesar disso, poucos dirigentes mostram ter o traquejo para navegar pelos novos mares da economia emergente brasileira, e o endividamento dos clubes cresce absurdamente mesmo com o aumento das receitas. É urgente reavaliar o calendário insano, e trabalhar seriamente para que os estaduais não tenham mais do que 8 clubes na disputa, e a Série A tenha só 16 clubes. Apartir de 2013 a Copa do Brasil já vai ficar bem melhor, no segundo semestre, e com os clubes mais fortes entrando no final.

Um clube como o Coritiba já disputou 31 jogos na temporada, e só estamos em maio. Vai disputar mais 38 pelo Brasileiro, talvez mais 5 pela Copa do Brasil e uns tantos pela sulamericana. Pode superar os 80 jogos na temporada: não há físico de atleta e finança de clube que sobreviva a uma maratona dessas. Pela Copa do Brasil o clube já viajou quilometragem suficiente para ir à China.

Veja também, a palpitaria especializada deste blogueiro em anos anteriores:

Começa hoje o Brasileirão 2011

Palpites infalíveis e previsões para o Brasileirão 2010

Tudo sobre o Brasileirão 2009, palpites e uma enquete

Palpites para o campeonato brasileiro que começa no próximo domingo [2008]


Publicado

em

por

Comentários

12 respostas para “Palpites e previsões infalíveis para o Brasileirão 2012”

  1. Avatar de Mateus Macaco
    Mateus Macaco

    O problema do Coritiba é que erramos em algumas contratações. Marcel parece que veio só pra encerrar a carreira, Keirrison não boto muita fé devido às lesões constantes e Roberto ainda não mostrou a que veio. Contratações desnecessárias, e dinheiro mal gasto. Poderiam ter dado uma melhor proposta pela permanencia de atletas como o Marcos Aurélio e o Léo Gago, hoje RESERVAS em seus respectivos clubes e que têm feito falta para nós. Já mataríamos aí o problema do entrozamento (mesmo com o título estadual o Coxa não convenceu ainda). Numa dessas o clube poderia repensar a maneira de montar o time.

    Estaduais deveriam ser extintos, ou pelomenos direcionados aos clubes de menor escalão, que tambem sempre levam prejuízo na competição. Foda-se esse negócio de “tradição do campeonato estadual”, precisamos evoluir. A CBF quer colocar os clubes para jogar mais do que eles podem, e rola toda essa lambança mesmo, não há clube, tempuco atleta que aguente. Poxa, será que já não bastam 2 torneios continentais e 2 nacionais (1 deles com 38 jogos)? Sem os estaduais teríamos um calendário bem mais folgado. Não é querer puxar saco de europeu não, mas em organização eles estão anos-luz na nossa frente.

    Abraço Egg

  2. Avatar de Mateus Macaco
    Mateus Macaco

    “…não há clube, TAMPOUCO atleta que aguente.”

  3. Avatar de Hugo Albuquerque

    Olha, André, sem me arriscar a maiores futurologias, pelo que eu vi aqui no Paulistão, é preciso considerar o seguinte: o Corinthians foi eliminado apenas por ter tido uma tarde ruim dentro de um regulamento ridículo (finais disputadas em jogos únicos), mas ele sobrou durante a primeira fase do torneio, venceu merecendo vencer o São Paulo e o Palmeiras e, não se esqueça, perdeu por apenas 1×0, com time reserva, para o time titular do Santos. Desse jeito, eu colocaria sim o Corinthians na briga pelo título (insuspeito que sou em corintianismos). Quanto ao São Paulo, eu duvido muito que ele figure entre os quatro primeiros, seja por falta de técnico ou por uma série de problemas defensivos e de elenco. O Palmeiras, com algumas contratações e o elenco que já tem, poderia deslanchar, mas acho que Felipão já está esgotado por aqui – e ainda que haja responsabilidade sim do clube, é preciso considerar os erros e deslizes que ele tem cometido. O Santos fica naquela dependência do que acontecerá na Libertadores, mas mesmo sem título ali, ele não é uma equipe tão adequada assim para disputar um torneio de pontos corridos, basta ver as pontuações que ele consegue em primeiras fases ou mesmo nos últimos brasileirões. Ponte e Lusa lutam contra o rebaixamento, mas talvez a macaca escape – o que duvido que aconteça com o time do Canindé.

    abraços

  4. […] O Coritiba não podia nem sonhar em não vencer. Com duas derrotas em dois jogos, estava na lanterna. E a Portuguesa é adversário fraco, cotado para ser lanterna do torneio. […]

  5. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Nunca ouvi tanta bobagem junta assim na vida, ja se vê que você não entende nada de futebol e além de tudo é bairrista.

  6. Avatar de ROBERTO ALBUQUERQUE
    ROBERTO ALBUQUERQUE

    Sinceramente ?

    Se os juízes continuarem todos os anos a tirarem da cartola “PÊNALTIS” imaginários nos fins dos jogos para beneficiar os protegidos das redes televisivas (corinthians, flamengo, palmeiras, vasco, internacional, etc..) vamos continuas como sempre… os mesmos rebaixados de sempre que sobem e descem e um bando de otários frequentando os estádios ACREDITANDO QUE SEU TIME PODE SER CAMPEÃO BRASILEIRO. EU PERDI AS ESPERANÇAS NO FUTEBOL BRASILEIRO DO MODO QUE ELE ESTÁ HOJE.

  7. Avatar de Ricardo Rocha
    Ricardo Rocha

    12º Atlético MG

    O Atlético MG tem suas qualidades, e um bom técnico, mas não creio que tenha time nem para ficar entre os 8 primeiros.

    Alguem quer comentar algo a respeito ?
    Respeitar o Galo é muito bom e os atleticanos gostam

    1. Avatar de André Egg
      André Egg

      Se tem uma coisa que eu errei feio foi nos prognósticos sobre o Galo, que é candidato seríssimo ao título, como está mais que demonstrado.

      Todos os torcedores gostam que se respeite seu time, e isso se conquista com resultados em campo. O Galo de 2012 está fazendo isso, coisa que não convencia há mais do que 10 anos. E mesmo o desempenho na Copa do Brasil deste ano não permitia imaginar o que se vê agora, pois o time foi eliminado por outro que disputa a Segundona.

  8. Avatar de josé maria
    josé maria

    Que pena que não comentou aquele que só perdeu 02 jogos até agora no brasileirão. então, dale Galoooooooooooooo……….

  9. Avatar de Henrique
    Henrique

    Quer dizer que o Atlético-MG não tinha time pra ficar entre os 8, certo? Entendi.

  10. Avatar de Mateus
    Mateus

    Passou longe, hein!!!!
    Santos com time pra ser campeão???? Só tem o Neymar ali desde sempre!
    Atlético nao fica nem entre os 8 ne…mto boa!!! Já deu pra ver quem nao sabe fazer palpites!

  11. Avatar de Fred
    Fred

    Quem é esse imbecil? Não acertou nada… Pede pra sair 02. Se é que já não foi demitido!!! Burro!