Tag: música contemporânea

  • Vídeo da minha palestra

    Nos últimos anos os concertos da Camerata Antiqua de Curitiba tem sido precedidos de palestras explicativas. Em 2016 começou um formato em que as palestras pré-concerto passaram a ser gravadas e apresentadas em vídeo. Eu fui um dos palestrantes. Procurei o vídeo no canal da Fundação Cultural de Curitiba, mas todos tinham sido retirados do…

  • A importância das orquestras e sua manutenção

    O tema das orquestras e da música sinfônica tem sido uma constante nos meus escritos. Mas resolvei escrever este texto sobre a importância das orquestras e sua manutenção a partir de um texto do Augusto Maurer no blog Impromptu. Augusto é meu amigo nas redes sociais, músico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, até onde…

  • Os posts de 2015 do blog História Cultural

    Mais abaixo, vou deixar os links dos melhores posts de 2015 do blog História Cultural. Nestes posts eu fiz comentários ou resenhas de livros, filmes, concertos ou eventos acadêmicos. Tempos atrás eu contei aqui nesta página sobre o descontinuamento do blog História Cultural. Eu editei o blog entre 2011 e 2015 no portal da Gazeta…

  • Ensamble Móbile faz hoje 5 estreias no SiMN

    Hoje, penúltimo dia do Simpósio Internacional de Música Nova 2016, o SiMN, teremos o concerto do Ensamble Móbile, com 5 estreias. O concerto acontece às 20:00 horas no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, e às 19:30 eu farei uma palestra/pre-concert talk. No repertório do concerto, teremos 4 obras encomendadas para o SiMN, e mais uma…

  • Começa hoje o Simpósio Internacional de Música Nova 2016

    Daqui a pouco (19:00 de hoje, 11 de setembro) ocorre a cerimônia de abertura do Simpósio Internacional de Música Nova 2016, o terceiro SiMN. O SiMN é promovido pelo Núcleo Música Nova – Grupo de Pesquisa em Música Contemporânea da UNESPAR, dirigido pelo professor Felipe Ribeiro. Logo após a cerimônia acontece o concerto com difusão…

  • Perdemos Gilberto Mendes e Pierre Boulez

    Morreram Gilberto Mendes e Pierre Boulez. Se aqui no Brasil nós tendemos a achar que 2015 foi um ano catastrófico, 2016 já mostrou a que veio. Com diferença de apenas alguns dias, a primeira semana do ano já levou os dois maiores músicos da segunda metade do século passado – um líder estético no mundo…

  • Edino Krieger: brasilidade e diversidade composicional – no 2º FMCB

    Quem lê esta página já viu alguma coisa sobre o II Festival de Música Contemporânea Brasileira, que aconteceu em Março no Instituto de Artes da UNICAMP. A organização foi da produtora Sintonize na Cultura, com direção artística de Thaís Nicolau. Eu estive lá como conferencista convidado, como vocês podem ver na foto. Minha fala foi…

  • Victor Hugo Toro e a Sinfônica de Campinas: o concerto de encerramento do FMCB

    Na noite do sábado 21 de março, assistimos  o concerto de encerramento do 2º Festival de Música Contemporânea Brasileira, executado por Victor Hugo Toro e a Sinfônica de Campinas no Teatro Municipal. No repertório, Sendas de outro um de Ernst Widmer, Concerto nº 1 para violino e orquestra de Camargo Guarnieri, e as obras dois…