Tag: compositores brasileiros

  • Palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico

    Próxima terça, dia 23 de outubro de 2018, farei palestra de lançamento do livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança. O quê Palestra sobre o livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança, recém…

  • A formação de um compositor sinfônico: lançamento do meu livro

    Amanhã, dia 14 de setembro de 2018, estarei em São Paulo para o lançamento do meu livro A formação de um compositor sinfônico: Camargo Guarnieri entre o modernismo, o americanismo e a boa vizinhança. O livro está sendo publicado pela Editora Alameda e pela FAPESP. Integra a coleção História e Música nas Américas organizada pela…

  • O concerto de Luciano Lima

    No dia 16 de março de 2017, quinta-feira, aconteceu no SESC Paço da Liberdade, em Curitiba, o concerto de Luciano Lima. Foram tocadas, ao violão, obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth, Camargo Guarnieri, Lorenzo Fernandez, Claudio Santoro, Osvaldo Lacerda, além de composições do próprio Luciano Lima. Com exceção de uma peça de Radamés Gnattali…

  • Vídeo da minha palestra

    Nos últimos anos os concertos da Camerata Antiqua de Curitiba tem sido precedidos de palestras explicativas. Em 2016 começou um formato em que as palestras pré-concerto passaram a ser gravadas e apresentadas em vídeo. Eu fui um dos palestrantes. Procurei o vídeo no canal da Fundação Cultural de Curitiba, mas todos tinham sido retirados do…

  • Material de uma aula sobre canção engajada

    Esses dias tivemos uma aula sobre Canção Engajada. Foi um assunto que tratamos tanto na turma de História da Música Brasileira do curso de Licenciatura em Música quanto na turma de História da Música IV do curso de Bacharelado em Música Popular. O termo Canção Engajada é o que prefiro, embora se use também falar…

  • Os posts de 2015 do blog História Cultural

    Mais abaixo, vou deixar os links dos melhores posts de 2015 do blog História Cultural. Nestes posts eu fiz comentários ou resenhas de livros, filmes, concertos ou eventos acadêmicos. Tempos atrás eu contei aqui nesta página sobre o descontinuamento do blog História Cultural. Eu editei o blog entre 2011 e 2015 no portal da Gazeta…

  • Ensamble Móbile faz hoje 5 estreias no SiMN

    Hoje, penúltimo dia do Simpósio Internacional de Música Nova 2016, o SiMN, teremos o concerto do Ensamble Móbile, com 5 estreias. O concerto acontece às 20:00 horas no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, e às 19:30 eu farei uma palestra/pre-concert talk. No repertório do concerto, teremos 4 obras encomendadas para o SiMN, e mais uma…

  • História da Música Brasileira – aulas 10, 11 e 12

    Como se vê, o blog anda com dificuldade de manter a sequência de posts sobre os temas das aulas. Até o momento, já postamos conteúdo sobre duas aulas: Aula 01 – Apresentação da metodologia e plano de ensino Aula 02 – Música nos primeiros séculos de colonização na América Portuguesa Além disso, tivemos aulas que…