Leituras da semana

O Catatau fez uma reflexão interessante sobre o problema do hábito de leitura no Brasil e sua associação com as severas limitações do mercado editorial.

Uma entrevista muito interessante com Márcio Pochmann, um dos economistas mais importantes do Brasil (porque está trabalhando na formulação de pesquisas e dados importantíssimos) e presidente do IPEA.

não é pleno emprego o que temos hoje no Brasil: mercado informal grande, pessoas com subocupação e rendimentos médios baixos que não condizem com uma situação de pleno emprego

A afirmação acima é de Maria Parente, técnica do IPEA. Faz parte do comunicado de uma pesquisa do instituto, sobre a qual também saiu uma interessante matéria na Gazeta do Povo.  Para resumir a história, ao contrário do veiculam certas notícias apressadas sobre a taxa de desemprego, o Brasil ainda não vive situação de pleno emprego, especialmente por causa da má qualidade do emprego no Brasil.

O STF decidiu pela validade da Lei da Ficha Limpa, e a boa notícia é que agora o movimento que articulou a aprovação desta lei de iniciativa popular pretende ampliar a ação para outros pontos. É o que demonstra esta matéria da Agência Carta Maior, que afirma que o próximo alvo do movimento anti-corrupção eleitoral é banir as empresas do financiamento de campanha.

Maurício Santoro elucidou como ninguém as disputas políticas envolvidas no afastamento do juiz Baltazar Garzón. A boa notícia, dada por Walter Maierovich é que, apesar de afastado pela justiça espanhola, Garzón segue atuando no tribunal europeu.

Ainda está nas bancas, e vale muito a pena comprar, a edição de fevereiro de Le Monde Diplomatique Brasil.

Tem lá: uma interessantíssima entrevista com a profª. Raquel Rolnik sobre direito à moradia no Brasil; uma seqüência de matérias sobre como a crise européia afeta os direitos dos trabalhadores e o movimento sindical; uma seqüência de matérias sobre os movimentos mundiais de contestação e o papel do ciberativismo; uma seqüência de matérias pagas pelo Banco do Nordeste sobre a atuação da instituição em políticas de desenvolvimento e distribuição de renda no Nordeste.

Acho que é isso. Semana de poucas leituras e, principalmente, de pouco costume ainda de guardar os links para postar aqui.

Veja todos os artigos desta série na tag leituras da semana.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Leituras da semana”

  1. […] também as leituras da semana, parcas como os textos […]