Tag: vida de Cristo

  • Os posts de 2015 do blog História Cultural

    Mais abaixo, vou deixar os links dos melhores posts de 2015 do blog História Cultural. Nestes posts eu fiz comentários ou resenhas de livros, filmes, concertos ou eventos acadêmicos. Tempos atrás eu contei aqui nesta página sobre o descontinuamento do blog História Cultural. Eu editei o blog entre 2011 e 2015 no portal da Gazeta…

  • Foram os judeus que mataram Jesus?

    Texto antigo, publicado originalmente em 3 de abril de 2010 Ontem foi sexta-feira santa. Dia de rememorar a morte de Cristo. Uma fração do cristianismo tem uma atração mórbida pelos detalhes da paixão – sofrimento e morte. O melhor exemplo que conheço disso é o filme de Mel Gibson. Crucifixos por muitos lugares lembram quanta…

  • Hoje é sexta-feira santa

    Texto antigo, publicado originalmente em 2 de abril de 2010 Jesus passou a semana em Jerusalém, ensinando no templo e falando às multidões. No último domingo, para entrar na cidade, ele instruiu os discípulos a pegarem um jumentinho separado para seu uso em casa de um amigo. Agora, outro amigo emprestaria um cenáculo para que…

  • Hoje é domingo de ramos

    Texto publicado originalmente em 28 de março de 2010 Jesus estava com seus amigos mais próximos – os discípulos, a caminho de Jerusalém. Orientou dois deles que fossem à frente, e pedissem emprestado um jumento, em casa de um amigo na próxima aldeia do caminho. O jumento já estava separado para o mestre. Os dois…