Leituras da semana passada

Normalmente publico isso no sábado, mas me atrasei desta vez.

E certa feita o Rio Grande encolheu

No Impedimento, uma análise muito interessante, demonstrando que no Rio Grande do Sul a probabilidade de se dar bem no campeonato estadual está inversamente proporcional à distância da capital. Na região metropolitana e na Serra estão os mais fortes. Não pude deixar de fazer relação com o Paraná, e a decadência dos outrora fortes times do interior. Coisa triste, que empobrece muito o futebol.

Marcelo Neri: A Nova Classe Média

Livro que vai sair por estes dias. Me parece que é uma interessante análise, feita por um economista que tem capitaneado pesquisas por longos anos. Tem lá umas explicações do autor, no blog do Simon Schwartzmann.

Aprovado, enfim

O João Villaverde comemora a aprovação da Previdência Complementar do Servidor Público (apenas na Câmara – ainda vai ao Senado). O tamanho da despesa com a previdência do Servidor Público justifica muito este tipo de medida. Eu diria mais, como Servidor Público que sou – é um importante passo para acabar com essa distorção horrível que faz das carreiras públicas uma coisa muito mais interessante quando o servidor se aposenta. Era para ser ao contrário: estimular a produção com bons salários para a ativa, o que não é real para a maioria das carreiras.

Sucessão Paulistana: Serra está lá, e Daí?

Hugo Albuquerque aponta para o óbvio: desde 1996 os candidatos do PSDB em São Paulo (prefeitura da capital ou governo do estado) são sempre Serra ou Alckmin. Portanto, nenhuma novidade. A falta de renovação de seus quadros explica em grande parte por que o PSDB está acabando.

É claro que é importante eliminar a ameaça nuclear iraniana. Mas primeiro a Síria

Quando o assunto é mundo árabe, sempre importante ouvir as opiniões do Daniel Lopes, do Amálgama. Ele faz questão de por a nu a hipocrisia da política das potências ocidentais na região, e especialmente a posição dúbia do Brasil e de nós brasileiros. O fato é que Assad está matando sua população, e impedi-lo deve ser prioridade.

Pois é isso aí. Semana de poucas leituras, com muita correria. Os demais textos da série estão na tag leituras da semana.


Publicado

em

por